sexta-feira, 29 de abril de 2011

AS DORES DO PARTO

Obama visita Alabama após tornados e promete ajuda

Presidente dos EUA diz nunca ter visto tanta devastação.
Tempestades mataram mais de 300 pessoas no país.

O presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu ajudar o estado do Alabama a superar as destruições trazidas pelos tornados dos últimos dias, apos ter inspecionado pessoalmente os locais.

"Nunca vi uma tal devastação", afirmou Obama, em visita a Tuscaloosa, no oeste do Alabama, onde alguns bairros foram praticamente engolidos pelos tornados, os mais mortíferos nos Estados Unidos em cerca de 40 anos.

"Faremos tudo o que estiver em nosso alcance para ajudar na reconstrução", prometeu.

O presidente dos EUA, Barack Obama, observa os estragos causados na cidade de Tuscallosa, no Alabama, nesta sexta-feira (29) (Foto: AP)
O presidente dos EUA, Barack Obama, observa os estragos causados na cidade de Tuscallosa, no Alabama, nesta sexta-feira (29) (Foto: AP)

O Alabama é o Estado mais atingido por uma série de tempestades acompanhadas de tornados que fizeram mais de 300 mortos no sul dos Estados Unidos, desde 22 de abril.

Rebeldes da Líbia dizem ter retomado o controle de passagem na fronteira com a Tunísia

TÚNIS - As forças rebeldes da Líbia afirmaram ter recuperado o controle da passagem de Dehiba, na fronteira com a Tunísia, depois de grande investida do Exército do ditador Muamar Kadafi.

- Estou olhando agora para a nova bandeira (rebelde) tremulando na fronteira. Os rebeldes ganharam controle dela. Estamos em processo de abertura - afirmou por telefone à Reuters o combatente rebelde Akram el-Muradi.

Os insurgentes haviam conquistado o posto na semana passada. A ação levou Kadafi a enviar suas tropas para recuperar a posição na estratégica região montanhosa . Muitos rebeldes fugiram para o lado tunisiano da fronteira.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/04/29/rebeldes-da-libia-dizem-ter-retomado-controle-de-passagem-na-fronteira-com-tunisia-924345480.asp#ixzz1KxcDRYti
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Dia de fúria' contra governo deixa 62 civis mortos na Síria, diz entidade

EUA anunciam sanções ao regime pela 1ª vez desde início dos protestos.
Conselho de Direitos Humanos da ONU também condenou a repressão.

Do G1, com agências internacionais

O número de civis mortos nesta sexta-feira (29) na Síria durante protestos contra o regime do presidente Bashar al Assad subiu a 62, segundo balanço do Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A maioria das mortes, 33, ocorreu na província de Deraa, no sul, foco dos protestos. Também morreram civis em Rustun (25), Homs (2) e Latakia (2).

Também nesta sexta, o presidente dos EUA, Barack Obama, assinou uma ordem executiva impondo novas sanções contra a agência de inteligência da Síria e dois familiares do contestado presidente, em resposta à violenta repressão aos protestos, afirmaram autoridades norte-americanas.

Manifestantes marcham contra o governo da Síria nesta sexta-feira (292) em Banias (Foto: AP)Manifestantes marcham contra o governo da Síria nesta sexta-feira (292) em Banias (Foto: AP)

Assad não está entre aqueles que serão atingidos pelas sanções, que incluirão congelamento de bens e proibição de negócios com os Estados Unidos, mas ele poderá ser incluído nesta lista se a violência por parte das forças do governo contra manifestantes pró-democracia continuar, acrescentaram as autoridades.

São as primeiras sanções americanas contra o país árabe desde o início dos protestos. Os EUA aplicam sanções ao regine sírio desde 2004.

Também nesta sexta, o Conselho de Direitos Humanos da ONU condenou o governo sírio pela resposta violenta às manifestações. O Brasil votou favoravelmente à condenação.

Explosão em café em Marrakesh deixa mais de dez mortos
Investigadores no local da explosão em Marrakesh - Reuters

MARRAKESH, Marrocos - Pelo menos 15 pessoas morreram e 20 ficaram feridas na explosão de uma bomba em um café na cidade marroquina de Marrakesh. De acordo com a TV estatal, pelo menos dez vítimas eram estrangeiros. Seis eram franceses e outros quatro não tiveram a nacionalidade divulgada.

As informações iniciais davam conta de que se tratava de uma explosão acidental, mas o Ministério do Interior afirmou que os investigadores apontam para a "tese de atentado". Segundo relatos da impressa marroquina, o autor do ataque é um suicida que entrou na cozinha do café para explodir as bombas. Ele seria um dos 148 presos políticos libertados em 14 de abril do ano passado.

A explosão tem a marca de insurgentes islâmicos. Se eles estiverem de fato por trás da ação, esse será o primeiro grande ataque de extremistas no Marrocos desde 2003, quando uma série de explosões na capital comercial do país, Casablanca, matou ao menos 45 pessoas.

Segundo uma fonte, entre as vítimas há clientes e funcionários do café Argana, que fica na praça Jamaa el-Fna, a mais importante da cidade. O telhado sobre o segundo andar do café foi arrancado pela força da explosão, e pedaços do emboço e fios elétricos ficaram espalhados.

"Provas coletadas no local indicam que foi um ato criminoso", afirmou o Ministério em nota divulgada pela agência MAP.

Em nota, o Itamaraty expressou solidariedade ao governo do Marrocos e às famílias das vítimas, e ressaltou que o governo brasileiro repudia todas as formas de terrorismo.

Marrakesh é um dos principais destinos turísticos do país. O turismo é uma importante fonte de receita do país, que já sofre para se recuperar após a crise econômica global.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/04/28/explosao-em-cafe-em-marrakesh-deixa-mais-de-dez-mortos-924336841.asp#ixzz1KxcR9VtY
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Regime de ditador líbio ameaça massacre e dá quatro dias para rendição de rebeldes

Muammar Gaddafi diz ter retomado o controle do porto de Misrata e oferece anistia

Do R7, com agências internacional


Christophe Simon/29.04.2011/AFPChristophe Simon/29.04.2011/AFP

Um jovem rebelde da Líbia, que foi ferido por uma bala, é tratado pelos médicos em uma clínica improvisada dentro de uma casa próxima à linha da frente de Al Ghiran, em Misrata


O governo da Líbia afirmou na sexta-feira (29) ter retomado o controle do porto de Misrata e avisou que rebeldes da cidade sitiada enfrentarão maiores massacres a menos que entregassem suas armas em quatro dias para serem, então, perdoados.

A Líbia está coordenando junto ao governo da Tunísia uma forma de prevenir um desastre na fronteira, disse o porta-voz do governo Mussa Ibrahim a jornalistas. Ele culpou os rebeldes por ultrapassarem a fronteira e exigiu respeito pela soberania do território da tunisiano.

Ibrahim também exigiu que as forças estrangeiras deixassem o país ou "iremos acabar com elas".

- Lutaremos por Misrata soldado por soldado, jovem homem por jovem homem, jovem mulher por jovem mulher.

Os opositores lutam pelo controle do aeroporto de Misrata e tentam expulsar as forças leais ao ditador Muammar Gaddafi, informou nesta sexta-feira à agência de notícias EFE Jalal el Galal, membro do Conselho Nacional Transitório (CNT), que atua como governo de fato no leste da Líbia.

El Galal não confirmou quem controlava o aeroporto da terceira maior cidade do país nesta tarde, mas fontes rebeldes de Misrata relataram que continuavam nas instalações, embora prosseguiam os confrontos entre ambos os lados.

A tomada do porto é de vital importância para as provisões militares e civis da cidade de Misrata, atacada há dois meses pelas tropas do regime, enquanto o aeroporto tem um valor bem mais simbólico, já que não está operando no momento.

Gaddafi diz que inutilizou porto estratégico

O regime de Gaddafi afirmou que inutilizou o porto de Misrata, sob controle dos rebeldes, e ameaçou atacar qualquer embarcação que entre na zona portuária da cidade, relatou a emissora de televisão estatal.

Trípoli advertiu que, a partir de agora, a ajuda humanitária deverá ser enviada a Misrata por via terrestre e sob supervisão das tropas do ditador, segundo o canal estatal.

O porto tem sido utilizado nas últimas semanas para levar ajuda humanitária à população da cidade. Ele também foi usado para retirar os feridos e uma parte da população local, além de contribuir para o acesso dos jornalistas à cidade e para o fornecimento de armas e mantimentos aos rebeldes em pequenos navios pesqueiros provenientes de Benghazi.

Pouco antes, a televisão estatal divulgou uma mensagem de Seif al Islam Kadafi, filho do líder líbio, no qual advertiu que o regime não se renderá, apesar dos bombardeios da Otan (aliança militar do Ocidente) e da motivação dos rebeldes.

COMENTÁRIO:

Como vemos o mundo está passando por uma transformação alarmante, terremotos, enchentes, furacões, guerras, terrorismo, tsunamis, muitos serão pegos de surpresa quando o nosso Senhor voltar sobre as nuvens do céu, E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Lucas 17:26,27.

Porém aqueles que leêm a Bíblia não serão pegos, porque creio eu que todas as coisas que estão acontecendo no mundo são um aviso do nosso Senhor.

, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.

Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores. Marcos 13:8

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/04/obama-promete-ajuda-ao-visitar-o-alabama-depois-dos-tornados.html

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Um "deus" QUE MORREU!!!!

Morre na Índia líder religioso Sathya Sai Baba
De acordo com agências internacionais, ele estava na casa dos 85 anos.
O guru é considerado por seus seguidores como um deus vivo.

O líder Sathya Sai Baba em foto de abril de 2010 (Foto: Mustafa Quraishi/AP)O líder Sathya Sai Baba em foto de abril de 2010
(Foto: Mustafa Quraishi/AP)

Morreu na manhã deste domingo (24) um dos mais populares líderes religiosos da Índia, Sathya Sai Baba, considerado por seus seguidores como um deus vivo. De acordo com agências internacionais, ele estava na casa dos 85 anos.

O líder morreu em sua cidade natal de Puttaparthi, no Sul do país, por conta de complicações no coração e nos pulmões.

O guru estava hospitalizado por problemas cardíacos, pulmonares e renais. Ele estava há mais de três semanas em quadro grave de saúde e, há uma semana, contava com auxílio para respirar.

Seus fiéis acreditam que ele possui poderes sobrenaturais, como fazer aparecer objetos ou curar doenças em fase terminal.

A morte causou a tristeza dos devotos. Centenas de milheres de fiéis são esperados para o funeral do líder.

Reencarnação

Baba nasceu em Puttaparthi em 1926, com o nome de Sathyanarayana Raju. Aos 13 anos, ele disse ser a reencarnação de um líder religioso do século 19, venerado tanto por hindus quanto por muçulmanos, com o mesmo nome que viria a adotar mais tarde.

Ao longo dos anos, os fiéis doaram grandes quantidades de dinheiro à entidade mantida pelo guru. Com isto, a sua cidade natal ganhou uma universidade, um hospital, hotéis e um aeroporto privado, além de um serviço de alimentação para a população mais pobre.

Ao mesmo tempo em que ganhava fama por seu trabalho espiritual e de caridade, Baba também se envolveu em polêmica. Ele sempre recusou pedidos de cientistas, racionalistas e mágicos para testar os seus 'milagres' em ambientes controlados.

Além disto, em um documentário produzido pela BBC em 2004, ex-seguidores acusaram o guru de pedofilia e de abuso sexual. Ele nunca foi investigado ou condenado devido a estas alegações.

'Perda irreparável'

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, disse que a morte de Baba era uma 'perda irreparável'.

'Ele era um líder espiritual que inspirou milhões de pessoas a levar uma vida moral e significativa, mesmo quando elas seguiam a religião de sua própria escolha', afirmou o premiê.

O hospital onde Baba morreu afirmou que o corpo do guru poderá ser visto pelo público entre segunda e terça-feira, antes do funeral, e pediu que os seguidores não corram até o local, para evitar tumultos.

Devotos do guia deslocaram-se para Puttaparthi nas últimas semanas para realizar orações especiais, que pediam um milagre para que Sai Baba se recuperasse.

COMENTÁRIO:

Não consigo entender porque o ser humano sempre busca algo ou alguem para substituir o "DEUS VIVO, REIS DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES " , chamar este mortal de DEUS, onde já se viu DEUS andando de cadeira de rodas? ninguém jamais viu DEUS, para saber como Ele se parece ? é muita ignorância, idolatria é blasfêmia.

Se ele podia curar doenças terminais, porque não curou a si próprio? DEUS não é eterno?

Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Salmos 8:4

Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:25

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27



quinta-feira, 21 de abril de 2011

É MUITA CARA DE PAU

Hoje ao abrir minha caixa de emails me deparei com uma mensagem que me deixou intrigado,

Pr. Silas Malafaia agradece oferta especial

O pastor Silas Malafaia agradece a todas as pessoas que disseram sim ao apelo feito por ele no programa Vitória em Cristo que foi ao ar nos dias 15/04 a 20/04 e ofertaram à Associação Vitória em Cristo (Avec).

O problema é que eu não ofereci nada a ele, comom então recebi este email? no corpo da mensagem havia um link que me direcionou para a página da Assossiação Vitória em Cristo, na referida página existem várias maneiras de "ofertar" IMPRIMA SEU BOLETO, DOE AQUI, CLUBE DE UM MILHÃO DE ALMAS.

Veja o que diz no site:

CLUBE DE 1 MILHÃO DE ALMAS?

Você pode estar pensando: “Não estou entendendo essa história de clube”. Isto porque no Brasil a ideia de clube normalmente tem a ver com recreação, mas uma das definições de clube é associação de pessoas que têm por objetivo atingir um determinado propósito ou fim comum.

O nosso objetivo é a conquista de vidas para o Reino de Deus. Faça parte do Clube de 1 milhão de almas, dando uma oferta voluntária no valor de R$ 1.000,00 (MIL REAIS), que nos ajudará com os programas de televisão, que temos no Brasil e em outras nações, e a realização de cruzadas e congressos evangelísticos. Com certeza, PODEREMOS CONQUISTAR EM POUCO TEMPO 1 MILHÃO DE PESSOAS PARA CRISTO!

Cada vez que, por meio de nossos programas e eventos, ganharmos uma alma para Cristo, registraremos no contador em nosso website. E cada vez que você conquistar alguém para Jesus, também poderá efetuar o registro, clicando no link: 1 milhão de almas.

COMENTÁRIO:

Eu sei bem qual é o propósito a atingir, basta multiplicar um milhão vezes mil "UM BILHÃO DE REAIS" no caixa da Assossiação Vitória em Cristo.

Onde está escrito na Bíblia que tenho de ofertar para ser digno do Reino de Deus? Aliás nenhum ser humano é digno seja lá o que for que faça ou pague, a não ser pelo "sacrifício de nosso Senho Jesus Cristo na cruz", a não ser que creiamos que o preço pelos nossos pecados já foi pago integralmente.

Estão querendo colocar as Obras antes da
Fé, antes da Graça, mas eu creio no que o Apóstolo Paulo Divinamente inspirado disse: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésisos 2:9. O que deve ficar claro é que é pela "GRAÇA DE DEUS" que somos salvos, mediante a fé em Jesus Cristo, Paulo deixa bem claro na carta aos Efésios, mais adiante Tiago complementa: Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Tiago 2:17. Ou seja, as obras são uma consequencia da salvação e não um pré-requisito.



quarta-feira, 20 de abril de 2011

O PAPA CALADO É UM POETA

Papa diz que Jesus teve mais medo da morte que Sócrates

Cercado por seguranças, Bento XVI acena para a multidão na chegada à Praça de São Pedro, em meio a preparações para a Sexta-feira Santa. Foto: AFP

Cercado por seguranças, Bento XVI acena para a multidão na chegada à Praça de São Pedro, em meio a preparações para a Sexta-feira Santa
Foto: AFP

Alinhar ao centro

O papa Bento XVI comparou nesta quarta-feira "a angústia" que sofreu Jesus diante da morte a "tranquilidade" com que Sócrates encarou, segundo referiu Platão em seu dia.

Bento XVI foi ovacionado por 30 mil fiéis que lotavam a Praça de São Pedro, onde dedicou a audiência das quartas-feiras a explicar o rito do Tríduo Pascal, que começa nesta quinta-feira com as celebrações da paixão, morte e ressurreição de Cristo, segundo a tradição cristã.

É possível "admirar Sócrates, mas os cristãos devem seguir Jesus", disse o papa teólogo ao aprofundar na reza de Jesus no Jardim do Getsêmani antes que os romanos os prendessem.

"Se refletirmos sobre o drama de Getsêmani podemos ver o grande contraste entre o sofrimento de Jesus e o do grande filósofo Sócrates, que permanece tranquilo", disse o papa.

"Mas a missão de Jesus era outra, não era a de uma indiferença e liberdade total, mas a de carregar nele todo o sofrimento da humanidade e abrir assim as portas do Céu".

O papa teólogo afirmou que "a humilhação de Getsêmani é essencial na missão de Deus".

"Nesta quarta-feira - continuou - para muitos é normal opor-se à vontade de Deus, sentir-se livre só se for autônomo, mas na realidade esta pretensão é errônea, seguir a vontade de Deus não corta em nada nossa liberdade, significa só querer reconhecer a verdade".

"Que a Virgem Maria ensine a todos a acompanhar nestes dias a seu Filho, nos momentos decisivos de seu mistério redentor".

COMENTÁRIO:

Em certo ponto pode até ser verdade, pois sabemos através da Bíblia Sagrada a angústia no coração de nosso Senhor no "Getsêmani" ao ponto de transpirar sangue.

A grande diferença é que o nosso Senhor Jesus Cristo estava prestes a enfrentar a cruz do calvário e levar sobre Si o pecado de toda a humanidade, enquanto Sócrates foi um covarde preferindo tirar a própria vida se suicidando com cicuta (veneno). Além do mais não podemos nos fiar nos relatos de seus fies puxa sacos "Platão" e "Críton" que relataram a morte se Sócrates como um "mártir".

Quem é o papa para julgar o que Jesus Cristo sentiu ou deixou de sentir antes da morte? por um acaso ele estava lá? Se nem os Apóstolos que estavam junto no Getsêmani não viram a angústia de nosso Senhor, pois estavam dormindo.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5086549-EI8142,00-Papa+diz+que+Jesus+teve+mais+medo+da+morte+que+Socrates.html

domingo, 17 de abril de 2011

ESCATOLOGIA PRIMITIVA PARTE 1

Cheguei a falar aqui no blog que a fé da igreja primitiva era pós-tribulacional. Além dos ensinamentos dos apóstolos na Bíblia, muitos outros documentos comprovam que, praticamente em sua totalidade, a Igreja acreditava que passaria pela Grande Tribulação e que, ao fim deste período tenebroso, o Senhor voltaria. Tanto é verdade que é fato comprovado na história que os cristãos chegaram a associar a figura de Nero, Domiciliano, e outros imperadores romanos, como sendo o anticristo profetizado que perseguiria a Igreja. Porque estes cristão associavam o imperador ao anticristo se eles supostamente criam que seriam arrebatados antes da Grande Tribulação. Ou será que eles não criam nessa possibilidade? E fato que praticamente não há registro algum do ensinamento pré-tribulacionista na Igreja Primitiva. Entretanto, há uma variedade grande de documentos históricos comprovando a fé pós-tribulacional da Igreja nos primeiros séculos. São escritos que datam aproximadamente do ano 80 d.C. até meados de 300 d.C., talvez um pouco mais. Alguns que escreveram conheceram discípulos dos apóstolos. Por exemplo, Irineu que terá citações mais tarde aqui no blog) foi discípulo de Policarpo que, por sua vez, foi discípulo do apóstolo João.
É claro que estes documentos não tem a palavra final de fé, pois esta se encontra nas Escrituras. Porém, saber no que nossos primeiros irmãos criam, nos ajuda a identificar entender a sã doutrina ensinada pelos apóstolos que ainda fervilhava nas mentes dos cristãos. É preciso entender que, naquele tempo, não havia a globalização de hoje, e que os ensinamentos eram repassados de geração a geração de forma oral e escrita. Logo, o fato da esmagadora maioria dos cristãos crerem que passariam pela Grande Tribulação, e da unidade de ensinamento deles ser tão grande, só evidencia que este era o ensinamento repassado pelos apóstolos, pois o discipulado era muito forte naquele período.

É verdade também que os primeiros cristãos não foram unâmines em todos os assuntos. Nem poderia ser. Porém, lendo seus escritos, podemos perceber uma união forte nos pontos principais da fé. E quando se trata da vinda de Cristo e da nossa reunião com Ele, praticamente todos falam à uma só voz: "Na segunda vinda de Cristo, gloriosa, após o reino do anticristo, no fim da grande tribulação, a Igreja será arrebatada ao encontro com Cristo nos ares, e reinará com Ele".

Nesta primeira parte irei reproduzir alguns trechos do livro "Tratado sobre Cristo e o Anticristo" de Hipólito de Roma (170? - 235 d.C). Este livro foi escrito aproximadamente em 200 d.C.

Não há, até o momento, edição em português desta obra e, portanto, recorri à tradução de Aldení de Lima Duarte.

No trecho abaixo vemos que, para Hipólito, o anticristo perseguirá os santos, que são aqueles que reinarão com Cristo:
Mas como o tempo nos força a considerarmos de imediato a questão proposta, e quanto ao que já foi dito na introdução em relação a glória de Deus, que seja suficiente, é conveniente que tomemos as próprias Escrituras na mão, e por elas achemos o que significa e de que maneira se dará a vinda do anticristo; em que ocasião e em que tempo este ímpio se revelará; de onde e de qual tribo ele sairá; qual o seu nome; o que indica o seu número nas Escrituras; como ele obrará o erro entre os povos, reunindo-os dos confins da terra; como desencadeará a tribulação e a perseguição contra os santos; como vai se auto glorificar como Deus; qual será seu fim; como o repentino aparecimento do Senhor se mostrará no céu; como será a consumação do mundo e o que deve ser o reino glorioso e celeste dos santos, quando reinarem juntos com Cristo, e qual a punição do malvado pelo fogo. - Capítulo 5

Agora Hipólito explica o que ele entende sobre as duas vindas de Cristo. A primeira, sem glória e na carne. A segunda, gloriosa, com o exército de anjos:
Quanto as duas vindas de nosso Senhor e Salvador que estão indicadas nas Escrituras, uma sendo a sua primeira vinda na carne, aconteceu sem honra por ter sido considerado como alguém sem valor, como disse Isaias: ‘Ele não tinha beleza nem esplendor que pudesse atrair nossos olhos, nem formosura capaz de nos deleitar. Era desprezado e abandonado pelos homens, um homem sujeito a dor, familiarizado com a enfermidade, como uma pessoa de quem todos escondem o rosto; desprezado, ninguém fazia caso nenhum dele’. Mas a sua segunda vinda é anunciada como gloriosa, quando Ele virá do céu com o exercito de anjos, e a glória de Seu Pai, como disse o profeta: ‘Os teus olhos contemplarão o rei na sua glória’ ; e ‘notei, vindo sobre as nuvens do céu, um como o Filho do Homem. Ele adiantou-se até o Ancião de dias e foi introduzido em sua presença. A ele foi outorgado o império, a honra e o reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é um império eterno que jamais passará e seu reino jamais será destruído’ - Capítulo 44

Abaixo ele explica sobre o aparecimento da besta (o anticristo). Também fala novamente da perseguição que a besta realizará contra os santos, em comparação ao que Antíoco Epifânio fez com os judeus:
A Besta que sai da terra significa o reino do anticristo; ‘os dois chifres’ representa ele e o falso profeta após ele. Quando fala dos ‘chifres como cordeiro’ significa que ele se fará parecer como o Filho de Deus e se apresentará como um rei. As palavras ‘falava como um dragão’, quer dizer que é um enganador e não verdadeiro. As palavras ‘Toda a autoridade da primeira Besta, ele a exercia diante desta. E ela faz com que a terra e seus habitantes adorem a primeira Besta, cuja ferida mortal tinha sido curada’, significa que, o anticristo regerá e governará segundo a maneira da lei de Augusto, por quem o Império Romano foi estabelecido, sancionando tudo por ela e tomando toda a glória para si. Esta é a Besta cuja cabeça foi ferida e curada novamente, pois sendo totalmente desfeito ou mesmo desonrado e dividido em quatro coroas, o anticristo irá depois curar a sua ferida, como que, restaurando-o. De fato, é isso o que o profeta quer dizer quando afirma que ‘foi lhe dado, até mesmo, infundir espírito à imagem da Besta, de modo que a imagem pudesse falar’. Ele agirá com o mesmo vigor novamente e se fará forte por causa das leis por ele estabelecida, causando a morte de todos aqueles que se recusarão a adorar a imagem da Besta. Neste momento aparecerá a fé e a paciência dos santos, pois ele diz ‘faz também com que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, recebam uma marca na mão direita ou na fronte, para que ninguém possa comprar ou vender se não tiver a marca, o nome da Besta ou o número de seu nome’. Sendo cheio de engano, e elevando-se contra os servos de Deus com o desejo de afligi-los e persegui-los pelo mundo por não darem glória a ele, ordenará que todos ofereçam incenso em todos os lugares, de maneira que, a ninguém dentre os santos será possível comprar ou vender sem que primeiro sacrifiquem; este é o significado da marca recebida na mão direita. E a frase ‘na fronte’ indica que todos são coroados, uma coroa de fogo, não de vida, mas de morte. Dessa mesma maneira fez Antíoco Epifânio, rei da Síria, descendente de Alexandre da Macedônia, contra os judeus. Ele também, na exaltação de seu coração publicou o seguinte decreto naquela época: ‘Todos deverão construir santuários em suas portas e sacrificar, e que todos devem marcharem procissão em honra a Dionísio, acenado com grinaldas de hera’. Os que se recusavam a obedecer eram levados a morte por estrangulamento e tortura. Porém, ele teve a sua recompensa devida das mãos do Senhor, o Justo Juiz e Deus onisciente, pois ele morreu comido de bichos. Se alguém quiser inteirar-se mais profundamente sobre isto, encontrará registrado nos livros dos Macabeus. - Capítulo 49

Abaixo Hipólito afirma que a Igreja será perseguida pelo anticristo:
Sobre a tribulação da perseguição que deve cair sobre a Igreja por parte do adversário, João também assim fala: ‘E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.(...). E o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para seu trono. E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.(...) E quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o varão. E foram dadas a mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que, pela corrente a fizesse arrebatar. E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo’
Pela ‘mulher vestida de sol’ ele tinha em vista a Igreja, vestida com a palavra do Pai, cujo brilho está acima do sol. E pela ‘lua debaixo de seus pés’, referiu-se ao fato dela está adornada como a lua, com a glória celeste. As palavras ‘uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça’ referem-se aos doze apóstolos por quem a Igreja foi fundada. E quanto as palavras ‘estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz’ , significam que a Igreja não cessará de dar a luz de seu coração ao Verbo que é perseguido pelos descrentes do mundo. ‘E deu à luz, ele diz, um filho, um varão que há de reger todas as nações’, o que significa que a Igreja sempre dá a luz a Cristo, o perfeito varão de Deus, que é declarado ser Deus e homem, que se torna o instrutor de todas as nações. E as palavras ‘e o seu filho foi arrebatado para Deus e para seu trono’, significa que aquele que sempre nasce dela é um rei celestial e não terrestre, assim como Davi também declarou no Antigo Testamento quando disse: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor, senta-te a minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés’ . ‘E quando, ele continua, o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o varão. E foram dadas a mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente’. Isto se refere aos mil trezentos e sessenta dias (a metade da semana) durante a qual o tirano deve reinar e perseguir a Igreja que escapa de cidade em cidade e busca esconderijo nos desertos entre os montes, possuindo nenhuma outra defesa senão as duas asas de uma grande águia, que significa, a fé em Cristo Jesus, que estendendo suas mãos sobre esta árvore sagrada, abrindo as duas asas, a esquerda e a direita, chama todos os que nele acreditaram, cobrindo-os como uma galinha e seus pintinhos. Pois pela boca de Malaquias ele diz: ‘Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas’ - Capítulo 60 e 61


Aqui Hipólito estabelece a sequência dos seguintes acontecimentos: 1- A ultima semana de Daniel dividida em duas partes; 2- A abominação da desolação; 3- os dois profetas (duas testemunhas); 4- o mundo se aproximando de sua consumação; 5- Após tudo isso, ele afirma, resta a vinda do Senhor que aguardamos com esperança. Ele também interpreta textos que falam da vinda como um relâmpago como sendo a vinda gloriosa para juízo do mundo:
Estando para acontecer estas coisas, amado, e estando uma semana dividida em duas partes, a abominação da desolação sendo então manifesta, os dois profetas e precursores tendo encerrado sua missão, e ao mundo inteiro se aproximando da consumação, o que resta a não ser a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo do céu, de onde aguardamos com esperança? Ele é aquele que trará a conflagração e o juízo sobre todos os que recusaram nele crer. Pois o Senhor diz: ‘Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima’ . ‘Porque assim como um relâmpago que sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem. Pois onde estiver a cadáver, aí se ajuntarão as águias’ . A queda ocorreu no paraíso, pois Adão lá caiu. E outra vez nos é dito: ‘E o Filho do Homem enviará os seus anjos, e eles ajuntarão seus escolhidos dos quatro cantos do céu’ . E Davi, anunciando também profeticamente o juízo da segunda vinda do Senhor, diz: ‘A sua saída e desde a extremidade do céu, e o seu curso, até a sua outra extremidade: e ninguém se esconderá de seu furor’ . Por furor, quer significar a conflagração. Isaías assim fala: ‘Vem, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas; esconde-te só por um momento, até que passa a indignação do Senhor’ . Da mesma forma Paulo também diz: ‘Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça’ - Capítulo 64

E por fim, Hipólito trata da ressurreição dos juntos, que reinarão com Cristo. Seria o momento ideal dele separar a ressurreição da Igreja (antes da Grande Tribulação para os pré-tribulacionistas), e a ressurreição dos mártires da Grande Tribulação (depois da Grande Tribulação para os pré-tribulacionistas). Entretanto, ele não faz isso e parece igualar a ressurreição no dia da vinda gloriosa à ressurreição dos justos.
Além disso, com relação a ressurreição e o reino dos santos, Daniel diz: ‘E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para a vergonha e desprezo eterno’ . Isaias diz: ‘Os mortos ressuscitarão, e aqueles que estão nas sepulturas despertarão, porque o teu orvalho é cura para eles’ . O Senhor diz: ‘Naquele dia, muitos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que ouvirem viverão’ . E o profeta diz: ‘Desperta, tu que dormes, levanta-te da morte e Cristo te dará luz’ . Também João diz: ‘Bem aventurado é aquele que tomar parte na primeira ressurreição, na qual a segunda morte não tem poder’ . Pois a segunda morte é o lago de fogo que arde. E de novo o Senhor diz: ‘Então os justos brilharão como o sol em sua glória’ . Aos santos ele dirá: ‘Vinde, benditos de meu Pai, herdar o reino preparado para vós desde a fundação do mundo’ . Mas e aos maus, o que dirá: ‘Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos que o meu Pai preparou’ . João diz: ‘Fora estão os cães, os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas, os idólatras e todos que praticam e amam a mentira, pois sua parte é no inferno de fogo’ . E da mesma forma Isaias diz: ‘E sairão e verão os cadáveres dos homens que transgrediram contra mim. E o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará, e serão um horror para toda a carne’
Ainda com relação a ressurreição dos justos, Paulo assim escreve aos Tessalonicenses: ‘Não quero que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais que não têm esperança. Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os trará com Ele. Pois isso dizemos pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Pois o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressurgirão primeiro. Depois, nós que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens para encontrar o Senhor nos ares; e assim estaremos sempre com o Senhor. - Capítulo 65 e 66

Este é o fim da primeira parte de "Escatologia Primitiva". Espero que todos tenham gostado.

http://postribulacionismo.blogspot.com/2010/09/documentos-historicos-parte-1-cheguei.html

ESCATOLOGIA PRIMITIVA PARTE 2

DOCUMENTOS HISTÓRICOS

Irineu (130 - 220 dC) é um dos mais respeitados pais da Igreja devido sua grande contribuição em combate ao gnosticismo daquele tempo. Ele escreveu uma obra poderosa chamada "Contra Heresias".

Tenho em minhas mãos a 2a. edição deste livro publicada pela Editora Paulus. Ele é bastante rico em informações e nele podemos ter uma idéia muito clara como era a fé da igreja primitiva. O livro é divido em 5 capítulos cujo último trata de escatologia. Citarei agora textos que expressam o que era ensinado na igreja primitiva naquele tempo. Vejamos:

"Uma revelação mais clara ainda acerta dos últimos tempos e dos dez reis, entre os quais será dividido o império que agora domina, foi feita por João, o discípulo do Senhor, no Apocalipse. Explicando o que era os dez chifres vistos por Daniel, refere o que lhe foi dito: 'Os dez chifres que tu viste são dez reis que ainda não receberam o reino, mas que receberão o poder como reis, por uma hora, com a besta. Eles não tem senão um pensamento, o de homenagear a besta com a sua força e o seu poder. Eles combaterão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis'. Esta claro, portanto, que aquele que deverá vir matará três destes dez reis, que os outros se lhe submeterão e que ele será o oitavo entre eles. Eles destruirão Babilônia, reduzi-la-ão a cinzas, darão o seu reino à besta e perseguirão a Igreja mas, em seguida, serão destruídos pela vinda de nosso Senhor." (Livro V:26,1)

Fica claro no texto acima que a Igreja estará presente na grande tribulação pois os eventos citados se referem a ela e neste período a Igreja será perseguida até que eles sejam destruídos pela vinda do Senhor (isto só pode ser pós-tribulacional).

"É necessário que estes aprendam a conhecer o verdadeiro número do nome se não quiserem ser contados entre os falsos profetas. Conhecendo, pois, com certeza, o número indicado pelas Escrituras, isto é, seiscentos e sessenta e seis, devem primeiro esperar a divisão dos dez reis e depois, quando eles reinarão pensando em aumentar o seu poder e ampliar o seu reino, prestar atenção ao homem que, tendo no nome o número indicado, virá improvisamente reivindicar o reino e a aterrorizar estes reis, a fim de saber que ele é realmente a abominação da desolação... É mais seguro e sem perigo esperar o cumprimento desta profecia do que se entregar a elucubrações e conjecturas sobre nomes, pois é possível encontrar quantidade enorme deles que combinam com este número, e o problema continuará o mesmo, pois, se há muitos nomes com este número, continuará a valer a pergunta de quem será o nome do que deve vir. Com efeito, não é por falta de nomes que tenham o número do nome do Anticristo que falamos assim, mas por temor de Deus e pelo zelo da verdade." (Livro V: 30,2 e 30,3)

Irineu nos orienta acima a esperar o cumprimento da profecia do Anticristo, isto é, a abominação da desolação. Ora, a abominação da desolação foi profetizada por Cristo em Mateus 24. Logo, concluímos que, para Irineu, o alerta da profecia de Cristo era para nós, a Igreja. Logo, a Igreja estará presente no período que a abominação da desolação aparecer.

"Todas estas profecias se referem, sem contestação, à ressurreição dos justos, que se realizará depois do advento do Anticristo e da eliminação de todas as nações submetidas à sua autoridade, quando os justos reinarão sobre a terra, aumentarão pela aparição do Senhor e se acostumarão, por ele, a participar da glória do Pai e, com os santos anjos, participarão da vida, da comunhão e da unidade espirituais, neste reino" (Livro V: 35,1)

O texto acima é muito claro. Para Irineu, a ressurreição dos justos, que reinarão com Cristo, acontecerá depois do advento do Anticristo e depois da eliminação de todas as nações submetidas à sua autoridade. Isto ocorrerá na aparição do Senhor, que é pós-tribulacional.

http://postribulacionismo.blogspot.com/2010/11/documentos-historicos-parte-2-irineu-e.html

ESCATOLOIA PRIMITIVA PARTE 3

O DIDAQUÊ

O Didaquê, ou Instrução dos Doze Apóstolos, é um escrito do primeiro século que trata do catecismo cristão. Didaquê significa doutrina, instrução. É constituído de dezesseis capítulos, e apesar de ser uma obra pequena, é de grande valor histórico e teológico. O título lembra a referência de "E perseveravam na doutrina dos apóstolos ..." (Atos 2:42).

Estudiosos estimam que são escritos anteriores a destruição do templo de Jerusalém, entre os anos 60 e 70 d.C. Outros estimam que foi escrito entre os anos 70 e 90 d.C., contudo são coesos quanto a origem sendo na Palestina ou Síria. Segundo Willy Rordorf, a Didachê é uma "compilação anônima de diversas fontes derivadas da tradição viva, de comunidades eclesiais bem definidas", portanto a questão da datação equivale à questão das datas das tradições ali registradas, que indubitavelmente remontariam ao século I d. C., derrubando as teses de datação tardia (séc. II).
Quanto a sua autenticidade, é de senso comum que o mesmo não tenha sido escrito pelos doze apóstolos, ainda que o título do escrito lhes faça menção. Contudo, estudiosos acreditam na compilação de fontes orais tendo recebido os ensinamentos que resultaram na elaboração do texto. Também é senso comum que tenha sido escrito por mais de uma pessoa.

O texto foi mencionado por escritores antigos, inclusive por Eusébio de Cesaréia que viveu no século III, em seu livro "História Eclesiástica", mas a descoberta desse manuscrito, na íntegra, em grego, num códice do século XI ( ano 1056 ) ocorreu somente em 1873 num mosteiro em Constantinopla.

Nos capítulos 9 e 10, encontramos orientações em relação à ceia. Nela encontramos o seguinte:

Diga primeiro sobre o cálice: "Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da santa vinha do teu servo Davi, que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre".
Depois diga sobre o pão partido: "Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da vida e do conhecimento que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre.
Da mesma forma como este pão partido havia sido semeado sobre as colinas e depois foi recolhido para se tornar um, assim também seja reunida a tua Igreja desde os confins da terra no teu Reino, porque teu é o poder e a glória, por Jesus Cristo, para sempre".
Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor pois sobre isso o Senhor disse: "Não dêem as coisas santas aos cães".
Após ser saciado, agradeça assim:
"Nós te agradecemos, Pai santo, por teu santo nome que fizeste habitar em nossos corações e pelo conhecimento, pela fé e imortalidade que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre.
Tu, Senhor onipotente, criaste todas as coisas por causa do teu nome e deste aos homens o prazer do alimento e da bebida, para que te agradeçam. A nós, porém, deste uma comida e uma bebida espirituais e uma vida eterna através do teu servo.
Antes de tudo, te agradecemos porque és poderoso. A ti, glória para sempre.
Lembra-te, Senhor, da tua Igreja, livrando-a de todo o mal e aperfeiçoando-a no teu amor. Reúne dos quatro ventos esta Igreja santificada para o teu Reino que lhe preparaste, porque teu é o poder e a glória para sempre.
Que a tua graça venha e este mundo passe. Hosana ao Deus de Davi. Venha quem é fiel, converta-se quem é infiel. Maranatha. Amém."

Parece claro na oração citada acima que o Didaquê esta interpretando os seguintes textos:

Mateus 13:36-43: "Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

Mateus 24:31 : "E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus."

Principalmente o texto de Mateus 24:31 é citado quase na íntegra. Então me parece que, na interpretação de cristãos do primeiro século, os escolhidos de Mateus 24:31 são Igreja.

No capítulo 16 é tratado sobre o fim dos tempos. Vejamos:

"Vigie sobre a vida uns dos outros. Não deixe que sua lâmpada se apague, nem afrouxe o cinto dos rins. Fique preparado porque você não sabe a que horas nosso Senhor chegará.
Reúna-se com freqüência para que, juntos, procurem o que convém a vocês; porque de nada lhe servirá todo o tempo que viveu a fé se no último instante não estiver perfeito.
De fato, nos últimos dias se multiplicarão os falsos profetas e os corruptores, as ovelhas se transformarão em lobos e o amor se converterá em ódio.
Aumentando a injustiça, os homens se odiarão, se perseguirão e se trairão mutuamente. Então o sedutor do mundo aparecerá, como se fosse o Filho de Deus, e fará sinais e prodígios. A terra será entregue em suas mãos e cometerá crimes como jamais foram cometidos desde o começo do mundo.
Então toda criatura humana passará pela prova de fogo e muitos, escandalizados, perecerão. No entanto, aqueles que permanecerem firmes na fé serão salvos por aquele que os outros amaldiçoam.
Então aparecerão os sinais da verdade: primeiro, o sinal da abertura no céu; depois, o sinal do toque da trombeta; e, em terceiro, a ressurreição dos mortos.
Sim, a ressurreição, mas não de todos, conforme foi dito: 'O Senhor virá e todos os santos estarão com ele'.
Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu."

No texto acima não encontramos nenhuma esperança de arrebatamento pré-tribulacional. Ao contrário, o texto adverte a Igreja a permanecer firme na fé para não se escandalizar na prova de fogo do anticristo. Depois, o texto fala dos "sinais da verdade" que são "a abertura do céu", depois "o toque da trombeta" e então "a ressurreição dos mortos" que claramente se refere a ressurreição dos santos pois afirma que esta ressurreição não será de todos (incluindo ímpios) e sim apenas dos santos que virão com Ele.

O sinal da abertura do céu parece se referir ao "o sinal do Filho do homem" de Mateus 24:30: "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se hão de lamentar, e verão o Filho do homem vir sobre as nuvens do céu com poder e grande glória".

Os outros dois sinais da verdade, o toque da trombeta e a ressurreição dos mortos, só podem se referir a 1 Tessalonicenses 4:16 : "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro", e 2 Corintios 15:52 : "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados"

Acontece que o Didaquê coloca estes três sinais no mesmo dia da vinda gloriosa de Cristo, a qual será assistida por todos no mundo.

Por fim, analisamos mais um documento da escatologia primitiva na qual não há nenhum vestígio de tentativa de fuga de Grande Tribulação. Pelo contrário, apóia a permanência da Igreja durante o governo do anti-cristo, pelo qual será perseguida até a segunda vinda de Cristo, gloriosa e na qual todo olho verá.

http://postribulacionismo.blogspot.com/2011/02/o-didaque-o-didaque-ou-instrucao-dos.html

ESCATOLOGIA PRIMITIVA - PARTE 4

JUSTINO DE ROMA

Tenho em minhas mãos a 2a. edição do livro JUSTINO DE ROMA, da coleção Patrística, editora Paulus. Neste livro há três obras de Justino: Apólogias I e II, e Diálogo com Trifão.

Justino nasceu por volta do ano 100 d.C. e sua conversão ocorreu aproximadamente em 132 d.C. Foi decapitado no anos 165 devido sua fé em Cristo.

Entre muitos dos assuntos tratados em suas obras podemos ver a defesa da mesma fé ensinada durante todos estes anos de existência da Igreja, demonstrando assim que a base de sua fé se encontra nas Escrituras, da forma que foi ensinada pelo apóstolos.

Justino pouco fala sobre escatologia. Porém, o pouco que falou foi muito claro.

Depois de citar Miquéias 4:1-7, que trata de acontecimentos após a vinda do Messias, é dito o seguinte:

"Terminada a citação, acrescentei: Senhores, sei muito bem que vossos mestres reconhecem que todas as palavras dessa passagem se referem a Cristo. Contudo, sei também, por suas afirmações, que o Cristo ainda não veio e, caso tivesse vindo, ninguém sabe quem ele é. Quando se apresentar de modo claro e glorioso, então se reconhecerá quem ele é, dizem eles. E então, acrescentam, cumprir-se-á o que diz nessa passagem da profecia, como se agora suas palavras não tivessem nenhum cumprimento. Os insensatos não compreendem o que todos os meus raciocínios demonstraram, isto é, que estão anunciadas duas vinda de Cristo: uma, em que se predisse que apareceria passível, sem glória, sem honra, e seria crucificado; outra, em que viria dos céus com glória, quando o homem da apostasia, aquele que profere insolências contra o Altíssimo, se atrever a cometer iniquidades contra nós, cristãos, contra nós que, conhecendo a religião através da lei e da palavra que saiu de Jerusalém pela obra dos apóstolos de Jesus, nos refugiamos no Deus de Jacó e no Deus de Israel."

Fica claro no texto acima que Justino cria em duas vindas de Cristo. A primeira, que já ocorreu, sem glória, nem honra. A segunda, com glória, em um tempo na qual o homem da apostasia, o anticristo, estaria cometendo iniquidades contra nós, os cristãos. Não seria o momento ideal falar sobre as três vindas de Cristo ou, como queiram, sobre as duas fases da segunda vinda de Cristo? Sim, seria o momento ideal caso Justino tivesse em sua mente o ensinamento pré-tribulacional. Porém isto não ocorre aqui. Ao contrário, ele mostra a segunda vinda como um evento único e público, em um tempo em que os cristãos estariam na terra, sendo vítimas de iniquidades do anticristo.

http://postribulacionismo.blogspot.com/2011/03/escatologia-primitiva-parte-4-justino.html

sábado, 16 de abril de 2011

MUITO ESTRANHO!!!

Rita Lee se apresenta no Centro de SP


A cantora Rita Lee se apresentou no palco Júlio Prestes, na região central de São Paulo, na abertura da Virada Cultural. O evento está na sétima edição e apresenta 1.300 atrações até as 18h de domingo (17).

Fotos: Ernesto Rodrigues/AE

COMENTÁRIO:

Pode até ser coincidência, mas porque ela esta com uma camiseta com uma caveira da maçônaria, uma serpente enrolada e um chapéu com dez chifres? Realmente me pareceu muito estranho.

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Gênesis 3:4

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele Apocalipse 12:9

E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. Apocalipse 12:3

http://g1.globo.com/platb/redacao/category/virada-cultural/


"NEM APÓS O CASTIGO SE VOLTAM PARA ADORAR DEUS"

Haitianos radicados nos EUA revivem a tradição do vodu
Centenária e estigmatizada religião surgida na África passa por um renascimento. Seguidores buscam consolo, autoafirmação e volta às raízes.

Há uma piada corrente entre a comunidade haitiana residente em Nova York. Ela dá conta de que todo haitiano pratica vodu, mas 90% deles negam qualquer ligação com a centenária religião africana. Quem relata a anedota é Dowoti Desir, sumo sacerdotisa de vodu, antropóloga e designer, formada em universidades de elite.

Residente em Nova York e dona de um passaporte com carimbos de vários lugares do mundo, Dowoti usa a si mesma como exemplo de que o vodu não é um ritual praticado apenas pelas camadas mais pobres da população. Ela explica que a palavra vodu vem da África Ocidental, mais precisamente do Benim, antigo Daomé, e significa dança sagrada para o espírito. (qual espírito?)




Num porão pouco iluminado no Brooklyn, o som de canto e tambores toma conta da noite e seguidores da religião usam trajes próprios para os rituais. Para Dowoti Desir, o vodu é apenas mal compreendido. “Segundo a zombaria de Pat Robertson (pastor e advogado americano), nós, haitianos, teríamos feito um pacto com o demônio. O terremoto de janeiro de 2010 seria um castigo por isso”, lamenta. A sumo sacerdotisa faz parte do grupo cada vez maior de haitiano-americanos que adotaram a tradição do vodu.

A religião, muitas vezes estigmatizada, experimenta um renascimento em Nova York, onde pessoas de todas as idades deste grupo étnico buscam nela consolo e autoafirmação. “Os haitianos que sobreviveram ao terremoto e hoje vivem nos Estados Unidos, especialmente em Nova York, estão criando ou refazendo laços que foram quebrados devido ao terremoto. Eles trouxeram novas energias para cá. E nós, que estamos aqui há mais tempo, nos ligamos a eles para renovar nossa energia”, explica Dowoti Desir. (só não se sabe qual o tipo de energia)

Alguns, como o artista nova-iorquino Whitney Hunter, buscam no vodu um reencontro com suas raízes africanas. “Perdi muitas pessoas na minha vida. Senti que precisava de um modo de homenageá-las”, justifica. Mas, com a popularidade em alta, o vodu também tem atraído mais a atenção da mídia. Segundo os bombeiros, um incêndio recente no Brooklyn, que matou uma mulher e deixou mais de 20 feridos, teria sido causado por um ritual de vodu.


* G1 conta: Religião dominante no Haiti, vodu mistura elementos cristãos e crenças africanas

“Mais do que problemático, isso está errado”, dispara Dowoti. Ela insiste em que esses acontecimentos não representam o vodu tradicional. “O vodu enfatiza a cura, a criação de harmonia e equilíbrio no mundo. Essa gente não pratica o vodu que conheço.”

Enquanto isso, no mesmo porão do Brooklyn, os tambores continuam soando. Os participantes do ritual testemunham o casamento simbólico de um homem com um espírito do amor, chamado freda. Ele espera que esse ato lhe traga sorte e sucesso. A cerimônia vai se estender pela noite adentro. “O pessoal lá em cima nem imagina o que está rolando aqui. Isso é legal”, sorri Whitney Hunter.

COMENTÁRIO:

Depois quando são castigados pelos atos que praticam, perguntam: Porque de Deus permite tanto sofrimento? Só que a pergunta a ser feita deveria ser: Porque nós desrespeitamos tanto as leis de Deus ao ponto de Ele nos castigar?
Muitas pessoas dizem: todos os caminhos levam a Deus, no fundo elas tem um pouco de razão, todas as religiões levam a um "deus" o deus deste século "satanás".

Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo jaz no maligno. 1 João 5:19

Somente a fé em nosso Senhor Jesus Cristo leva a Deus Pai, criador do universo, por Seus sangue derramado na cruz somos feitos novas criaturas.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, Hebreus 10:20

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Mateus 7:13

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/04/haitianos-radicados-nos-eua-revivem-tradicao-do-vodu.html

domingo, 10 de abril de 2011

DOIS TÚMULOS

Após reforma, túmulo de São Francisco de Assis é aberto ao público

Cripta e urna do santo que dedicou sua vida aos mais pobres passaram por restauração inédita.

O túmulo de São Francisco de Assis acaba de reabrir ao público na Itália, após ter passado por sua primeira restauração em seus quase 800 anos de existência. São Francisco foi enterrado no século 13 e se tornou o santo patrono dos animais e da Itália.

Urna como a cripta do túmulo de São Francisco de Assis acabam de passar por um inédito processo de restauração. (Foto: Associated Press)Urna como a cripta do túmulo de São Francisco de Assis acabam de passar por um inédito processo de restauração. (Foto: Associated Press)

Filho de um próspero fabricante de tecidos da cidade de Assisi, ele rejeitou o conforto no qual foi criado e dedicou sua vida a ajudar os pobres.

Morto em 1226, ele se tornou um santo dois anos depois. Seu corpo foi colocado em uma urna de bronze e enterrado em uma cripta de pedra em sua cidade natal.

Agora, tanto a urna como a cripta acabam de passar por um inédito processo de restauração.

Ao longo de dois meses, especialistas em polimento de metais e restauradores de estruturas em pedra trabalharam dias e noites para renovar o túmulo.

São esperadas visitas em massa ao local por parte de seguidores de São Francisco de Assis ao redor do mundo.


COMENTÁRIO:

Que contrarste interessante, dizem os católicos que durante sua vida ele abandonou suas riquesas e o conforto para ajudar os pobres, se isso for verdade louvado seja a Deus, que através do Espirito Santo agiu na vida deste homem.

No entanto após a sua morte vemos pelas fotos que o seu túmulo é um luxo só, outro ponto contrastante é a diferença entre o túmulo deste homem mortal a quem os católicos chamam de "santo" e se ajoelham aos seus pés, como se um morto pudesse fazer algo ou interceder por alguém, e o túmulo do nosso Senhor Jesus Cristo que apesar não ter sido usado até o seu enterro com certeza não tinha este luxo todo com bronze, pedras polidas, mármore etc...

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória jaz no esquecimento. Eclesiastes 9:5

Somente Aquele que morreu na cruz do calvário, levou sobre Si o castigo que merecíamos, ressucitou ao 3º dia, é capaz de interceder por nós junto ao Pai Celestial, pelo seu Precioso Sangue somos feitos novas criaturas, andamos em novidade de vida e podemos dizer como o Apóstolo Paulo disse:

De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4

Logo, ja não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e a Si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2:20

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, Hebreus 10:20

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Mateus 7:13

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9

Com estes poucos versículos acima, podemos saber quem é a porta, quem é o caminho, quem nos resgatou através de Sua cruz, com o qual nós morremos e ressucitamos para a vida eterna e já não andamos segundo a carne que milita contra o Espírito, mas em novidade de vida e pelo Sangue da nova e Eterna aliança temos acesso diretamente ao Deus Altíssimo.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/04/apos-reforma-tumulo-de-sao-francisco-de-assis-e-aberto-ao-publico.html