domingo, 17 de abril de 2011

ESCATOLOGIA PRIMITIVA PARTE 1

Cheguei a falar aqui no blog que a fé da igreja primitiva era pós-tribulacional. Além dos ensinamentos dos apóstolos na Bíblia, muitos outros documentos comprovam que, praticamente em sua totalidade, a Igreja acreditava que passaria pela Grande Tribulação e que, ao fim deste período tenebroso, o Senhor voltaria. Tanto é verdade que é fato comprovado na história que os cristãos chegaram a associar a figura de Nero, Domiciliano, e outros imperadores romanos, como sendo o anticristo profetizado que perseguiria a Igreja. Porque estes cristão associavam o imperador ao anticristo se eles supostamente criam que seriam arrebatados antes da Grande Tribulação. Ou será que eles não criam nessa possibilidade? E fato que praticamente não há registro algum do ensinamento pré-tribulacionista na Igreja Primitiva. Entretanto, há uma variedade grande de documentos históricos comprovando a fé pós-tribulacional da Igreja nos primeiros séculos. São escritos que datam aproximadamente do ano 80 d.C. até meados de 300 d.C., talvez um pouco mais. Alguns que escreveram conheceram discípulos dos apóstolos. Por exemplo, Irineu que terá citações mais tarde aqui no blog) foi discípulo de Policarpo que, por sua vez, foi discípulo do apóstolo João.
É claro que estes documentos não tem a palavra final de fé, pois esta se encontra nas Escrituras. Porém, saber no que nossos primeiros irmãos criam, nos ajuda a identificar entender a sã doutrina ensinada pelos apóstolos que ainda fervilhava nas mentes dos cristãos. É preciso entender que, naquele tempo, não havia a globalização de hoje, e que os ensinamentos eram repassados de geração a geração de forma oral e escrita. Logo, o fato da esmagadora maioria dos cristãos crerem que passariam pela Grande Tribulação, e da unidade de ensinamento deles ser tão grande, só evidencia que este era o ensinamento repassado pelos apóstolos, pois o discipulado era muito forte naquele período.

É verdade também que os primeiros cristãos não foram unâmines em todos os assuntos. Nem poderia ser. Porém, lendo seus escritos, podemos perceber uma união forte nos pontos principais da fé. E quando se trata da vinda de Cristo e da nossa reunião com Ele, praticamente todos falam à uma só voz: "Na segunda vinda de Cristo, gloriosa, após o reino do anticristo, no fim da grande tribulação, a Igreja será arrebatada ao encontro com Cristo nos ares, e reinará com Ele".

Nesta primeira parte irei reproduzir alguns trechos do livro "Tratado sobre Cristo e o Anticristo" de Hipólito de Roma (170? - 235 d.C). Este livro foi escrito aproximadamente em 200 d.C.

Não há, até o momento, edição em português desta obra e, portanto, recorri à tradução de Aldení de Lima Duarte.

No trecho abaixo vemos que, para Hipólito, o anticristo perseguirá os santos, que são aqueles que reinarão com Cristo:
Mas como o tempo nos força a considerarmos de imediato a questão proposta, e quanto ao que já foi dito na introdução em relação a glória de Deus, que seja suficiente, é conveniente que tomemos as próprias Escrituras na mão, e por elas achemos o que significa e de que maneira se dará a vinda do anticristo; em que ocasião e em que tempo este ímpio se revelará; de onde e de qual tribo ele sairá; qual o seu nome; o que indica o seu número nas Escrituras; como ele obrará o erro entre os povos, reunindo-os dos confins da terra; como desencadeará a tribulação e a perseguição contra os santos; como vai se auto glorificar como Deus; qual será seu fim; como o repentino aparecimento do Senhor se mostrará no céu; como será a consumação do mundo e o que deve ser o reino glorioso e celeste dos santos, quando reinarem juntos com Cristo, e qual a punição do malvado pelo fogo. - Capítulo 5

Agora Hipólito explica o que ele entende sobre as duas vindas de Cristo. A primeira, sem glória e na carne. A segunda, gloriosa, com o exército de anjos:
Quanto as duas vindas de nosso Senhor e Salvador que estão indicadas nas Escrituras, uma sendo a sua primeira vinda na carne, aconteceu sem honra por ter sido considerado como alguém sem valor, como disse Isaias: ‘Ele não tinha beleza nem esplendor que pudesse atrair nossos olhos, nem formosura capaz de nos deleitar. Era desprezado e abandonado pelos homens, um homem sujeito a dor, familiarizado com a enfermidade, como uma pessoa de quem todos escondem o rosto; desprezado, ninguém fazia caso nenhum dele’. Mas a sua segunda vinda é anunciada como gloriosa, quando Ele virá do céu com o exercito de anjos, e a glória de Seu Pai, como disse o profeta: ‘Os teus olhos contemplarão o rei na sua glória’ ; e ‘notei, vindo sobre as nuvens do céu, um como o Filho do Homem. Ele adiantou-se até o Ancião de dias e foi introduzido em sua presença. A ele foi outorgado o império, a honra e o reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é um império eterno que jamais passará e seu reino jamais será destruído’ - Capítulo 44

Abaixo ele explica sobre o aparecimento da besta (o anticristo). Também fala novamente da perseguição que a besta realizará contra os santos, em comparação ao que Antíoco Epifânio fez com os judeus:
A Besta que sai da terra significa o reino do anticristo; ‘os dois chifres’ representa ele e o falso profeta após ele. Quando fala dos ‘chifres como cordeiro’ significa que ele se fará parecer como o Filho de Deus e se apresentará como um rei. As palavras ‘falava como um dragão’, quer dizer que é um enganador e não verdadeiro. As palavras ‘Toda a autoridade da primeira Besta, ele a exercia diante desta. E ela faz com que a terra e seus habitantes adorem a primeira Besta, cuja ferida mortal tinha sido curada’, significa que, o anticristo regerá e governará segundo a maneira da lei de Augusto, por quem o Império Romano foi estabelecido, sancionando tudo por ela e tomando toda a glória para si. Esta é a Besta cuja cabeça foi ferida e curada novamente, pois sendo totalmente desfeito ou mesmo desonrado e dividido em quatro coroas, o anticristo irá depois curar a sua ferida, como que, restaurando-o. De fato, é isso o que o profeta quer dizer quando afirma que ‘foi lhe dado, até mesmo, infundir espírito à imagem da Besta, de modo que a imagem pudesse falar’. Ele agirá com o mesmo vigor novamente e se fará forte por causa das leis por ele estabelecida, causando a morte de todos aqueles que se recusarão a adorar a imagem da Besta. Neste momento aparecerá a fé e a paciência dos santos, pois ele diz ‘faz também com que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, recebam uma marca na mão direita ou na fronte, para que ninguém possa comprar ou vender se não tiver a marca, o nome da Besta ou o número de seu nome’. Sendo cheio de engano, e elevando-se contra os servos de Deus com o desejo de afligi-los e persegui-los pelo mundo por não darem glória a ele, ordenará que todos ofereçam incenso em todos os lugares, de maneira que, a ninguém dentre os santos será possível comprar ou vender sem que primeiro sacrifiquem; este é o significado da marca recebida na mão direita. E a frase ‘na fronte’ indica que todos são coroados, uma coroa de fogo, não de vida, mas de morte. Dessa mesma maneira fez Antíoco Epifânio, rei da Síria, descendente de Alexandre da Macedônia, contra os judeus. Ele também, na exaltação de seu coração publicou o seguinte decreto naquela época: ‘Todos deverão construir santuários em suas portas e sacrificar, e que todos devem marcharem procissão em honra a Dionísio, acenado com grinaldas de hera’. Os que se recusavam a obedecer eram levados a morte por estrangulamento e tortura. Porém, ele teve a sua recompensa devida das mãos do Senhor, o Justo Juiz e Deus onisciente, pois ele morreu comido de bichos. Se alguém quiser inteirar-se mais profundamente sobre isto, encontrará registrado nos livros dos Macabeus. - Capítulo 49

Abaixo Hipólito afirma que a Igreja será perseguida pelo anticristo:
Sobre a tribulação da perseguição que deve cair sobre a Igreja por parte do adversário, João também assim fala: ‘E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.(...). E o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para seu trono. E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.(...) E quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o varão. E foram dadas a mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que, pela corrente a fizesse arrebatar. E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo’
Pela ‘mulher vestida de sol’ ele tinha em vista a Igreja, vestida com a palavra do Pai, cujo brilho está acima do sol. E pela ‘lua debaixo de seus pés’, referiu-se ao fato dela está adornada como a lua, com a glória celeste. As palavras ‘uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça’ referem-se aos doze apóstolos por quem a Igreja foi fundada. E quanto as palavras ‘estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz’ , significam que a Igreja não cessará de dar a luz de seu coração ao Verbo que é perseguido pelos descrentes do mundo. ‘E deu à luz, ele diz, um filho, um varão que há de reger todas as nações’, o que significa que a Igreja sempre dá a luz a Cristo, o perfeito varão de Deus, que é declarado ser Deus e homem, que se torna o instrutor de todas as nações. E as palavras ‘e o seu filho foi arrebatado para Deus e para seu trono’, significa que aquele que sempre nasce dela é um rei celestial e não terrestre, assim como Davi também declarou no Antigo Testamento quando disse: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor, senta-te a minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés’ . ‘E quando, ele continua, o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o varão. E foram dadas a mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente’. Isto se refere aos mil trezentos e sessenta dias (a metade da semana) durante a qual o tirano deve reinar e perseguir a Igreja que escapa de cidade em cidade e busca esconderijo nos desertos entre os montes, possuindo nenhuma outra defesa senão as duas asas de uma grande águia, que significa, a fé em Cristo Jesus, que estendendo suas mãos sobre esta árvore sagrada, abrindo as duas asas, a esquerda e a direita, chama todos os que nele acreditaram, cobrindo-os como uma galinha e seus pintinhos. Pois pela boca de Malaquias ele diz: ‘Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas’ - Capítulo 60 e 61


Aqui Hipólito estabelece a sequência dos seguintes acontecimentos: 1- A ultima semana de Daniel dividida em duas partes; 2- A abominação da desolação; 3- os dois profetas (duas testemunhas); 4- o mundo se aproximando de sua consumação; 5- Após tudo isso, ele afirma, resta a vinda do Senhor que aguardamos com esperança. Ele também interpreta textos que falam da vinda como um relâmpago como sendo a vinda gloriosa para juízo do mundo:
Estando para acontecer estas coisas, amado, e estando uma semana dividida em duas partes, a abominação da desolação sendo então manifesta, os dois profetas e precursores tendo encerrado sua missão, e ao mundo inteiro se aproximando da consumação, o que resta a não ser a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo do céu, de onde aguardamos com esperança? Ele é aquele que trará a conflagração e o juízo sobre todos os que recusaram nele crer. Pois o Senhor diz: ‘Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima’ . ‘Porque assim como um relâmpago que sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem. Pois onde estiver a cadáver, aí se ajuntarão as águias’ . A queda ocorreu no paraíso, pois Adão lá caiu. E outra vez nos é dito: ‘E o Filho do Homem enviará os seus anjos, e eles ajuntarão seus escolhidos dos quatro cantos do céu’ . E Davi, anunciando também profeticamente o juízo da segunda vinda do Senhor, diz: ‘A sua saída e desde a extremidade do céu, e o seu curso, até a sua outra extremidade: e ninguém se esconderá de seu furor’ . Por furor, quer significar a conflagração. Isaías assim fala: ‘Vem, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas; esconde-te só por um momento, até que passa a indignação do Senhor’ . Da mesma forma Paulo também diz: ‘Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça’ - Capítulo 64

E por fim, Hipólito trata da ressurreição dos juntos, que reinarão com Cristo. Seria o momento ideal dele separar a ressurreição da Igreja (antes da Grande Tribulação para os pré-tribulacionistas), e a ressurreição dos mártires da Grande Tribulação (depois da Grande Tribulação para os pré-tribulacionistas). Entretanto, ele não faz isso e parece igualar a ressurreição no dia da vinda gloriosa à ressurreição dos justos.
Além disso, com relação a ressurreição e o reino dos santos, Daniel diz: ‘E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para a vergonha e desprezo eterno’ . Isaias diz: ‘Os mortos ressuscitarão, e aqueles que estão nas sepulturas despertarão, porque o teu orvalho é cura para eles’ . O Senhor diz: ‘Naquele dia, muitos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que ouvirem viverão’ . E o profeta diz: ‘Desperta, tu que dormes, levanta-te da morte e Cristo te dará luz’ . Também João diz: ‘Bem aventurado é aquele que tomar parte na primeira ressurreição, na qual a segunda morte não tem poder’ . Pois a segunda morte é o lago de fogo que arde. E de novo o Senhor diz: ‘Então os justos brilharão como o sol em sua glória’ . Aos santos ele dirá: ‘Vinde, benditos de meu Pai, herdar o reino preparado para vós desde a fundação do mundo’ . Mas e aos maus, o que dirá: ‘Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos que o meu Pai preparou’ . João diz: ‘Fora estão os cães, os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas, os idólatras e todos que praticam e amam a mentira, pois sua parte é no inferno de fogo’ . E da mesma forma Isaias diz: ‘E sairão e verão os cadáveres dos homens que transgrediram contra mim. E o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará, e serão um horror para toda a carne’
Ainda com relação a ressurreição dos justos, Paulo assim escreve aos Tessalonicenses: ‘Não quero que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais que não têm esperança. Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os trará com Ele. Pois isso dizemos pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Pois o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressurgirão primeiro. Depois, nós que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens para encontrar o Senhor nos ares; e assim estaremos sempre com o Senhor. - Capítulo 65 e 66

Este é o fim da primeira parte de "Escatologia Primitiva". Espero que todos tenham gostado.

http://postribulacionismo.blogspot.com/2010/09/documentos-historicos-parte-1-cheguei.html

Nenhum comentário: