quarta-feira, 20 de abril de 2011

O PAPA CALADO É UM POETA

Papa diz que Jesus teve mais medo da morte que Sócrates

Cercado por seguranças, Bento XVI acena para a multidão na chegada à Praça de São Pedro, em meio a preparações para a Sexta-feira Santa. Foto: AFP

Cercado por seguranças, Bento XVI acena para a multidão na chegada à Praça de São Pedro, em meio a preparações para a Sexta-feira Santa
Foto: AFP

Alinhar ao centro

O papa Bento XVI comparou nesta quarta-feira "a angústia" que sofreu Jesus diante da morte a "tranquilidade" com que Sócrates encarou, segundo referiu Platão em seu dia.

Bento XVI foi ovacionado por 30 mil fiéis que lotavam a Praça de São Pedro, onde dedicou a audiência das quartas-feiras a explicar o rito do Tríduo Pascal, que começa nesta quinta-feira com as celebrações da paixão, morte e ressurreição de Cristo, segundo a tradição cristã.

É possível "admirar Sócrates, mas os cristãos devem seguir Jesus", disse o papa teólogo ao aprofundar na reza de Jesus no Jardim do Getsêmani antes que os romanos os prendessem.

"Se refletirmos sobre o drama de Getsêmani podemos ver o grande contraste entre o sofrimento de Jesus e o do grande filósofo Sócrates, que permanece tranquilo", disse o papa.

"Mas a missão de Jesus era outra, não era a de uma indiferença e liberdade total, mas a de carregar nele todo o sofrimento da humanidade e abrir assim as portas do Céu".

O papa teólogo afirmou que "a humilhação de Getsêmani é essencial na missão de Deus".

"Nesta quarta-feira - continuou - para muitos é normal opor-se à vontade de Deus, sentir-se livre só se for autônomo, mas na realidade esta pretensão é errônea, seguir a vontade de Deus não corta em nada nossa liberdade, significa só querer reconhecer a verdade".

"Que a Virgem Maria ensine a todos a acompanhar nestes dias a seu Filho, nos momentos decisivos de seu mistério redentor".

COMENTÁRIO:

Em certo ponto pode até ser verdade, pois sabemos através da Bíblia Sagrada a angústia no coração de nosso Senhor no "Getsêmani" ao ponto de transpirar sangue.

A grande diferença é que o nosso Senhor Jesus Cristo estava prestes a enfrentar a cruz do calvário e levar sobre Si o pecado de toda a humanidade, enquanto Sócrates foi um covarde preferindo tirar a própria vida se suicidando com cicuta (veneno). Além do mais não podemos nos fiar nos relatos de seus fies puxa sacos "Platão" e "Críton" que relataram a morte se Sócrates como um "mártir".

Quem é o papa para julgar o que Jesus Cristo sentiu ou deixou de sentir antes da morte? por um acaso ele estava lá? Se nem os Apóstolos que estavam junto no Getsêmani não viram a angústia de nosso Senhor, pois estavam dormindo.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5086549-EI8142,00-Papa+diz+que+Jesus+teve+mais+medo+da+morte+que+Socrates.html

Nenhum comentário: