sábado, 16 de abril de 2011

"NEM APÓS O CASTIGO SE VOLTAM PARA ADORAR DEUS"

Haitianos radicados nos EUA revivem a tradição do vodu
Centenária e estigmatizada religião surgida na África passa por um renascimento. Seguidores buscam consolo, autoafirmação e volta às raízes.

Há uma piada corrente entre a comunidade haitiana residente em Nova York. Ela dá conta de que todo haitiano pratica vodu, mas 90% deles negam qualquer ligação com a centenária religião africana. Quem relata a anedota é Dowoti Desir, sumo sacerdotisa de vodu, antropóloga e designer, formada em universidades de elite.

Residente em Nova York e dona de um passaporte com carimbos de vários lugares do mundo, Dowoti usa a si mesma como exemplo de que o vodu não é um ritual praticado apenas pelas camadas mais pobres da população. Ela explica que a palavra vodu vem da África Ocidental, mais precisamente do Benim, antigo Daomé, e significa dança sagrada para o espírito. (qual espírito?)




Num porão pouco iluminado no Brooklyn, o som de canto e tambores toma conta da noite e seguidores da religião usam trajes próprios para os rituais. Para Dowoti Desir, o vodu é apenas mal compreendido. “Segundo a zombaria de Pat Robertson (pastor e advogado americano), nós, haitianos, teríamos feito um pacto com o demônio. O terremoto de janeiro de 2010 seria um castigo por isso”, lamenta. A sumo sacerdotisa faz parte do grupo cada vez maior de haitiano-americanos que adotaram a tradição do vodu.

A religião, muitas vezes estigmatizada, experimenta um renascimento em Nova York, onde pessoas de todas as idades deste grupo étnico buscam nela consolo e autoafirmação. “Os haitianos que sobreviveram ao terremoto e hoje vivem nos Estados Unidos, especialmente em Nova York, estão criando ou refazendo laços que foram quebrados devido ao terremoto. Eles trouxeram novas energias para cá. E nós, que estamos aqui há mais tempo, nos ligamos a eles para renovar nossa energia”, explica Dowoti Desir. (só não se sabe qual o tipo de energia)

Alguns, como o artista nova-iorquino Whitney Hunter, buscam no vodu um reencontro com suas raízes africanas. “Perdi muitas pessoas na minha vida. Senti que precisava de um modo de homenageá-las”, justifica. Mas, com a popularidade em alta, o vodu também tem atraído mais a atenção da mídia. Segundo os bombeiros, um incêndio recente no Brooklyn, que matou uma mulher e deixou mais de 20 feridos, teria sido causado por um ritual de vodu.


* G1 conta: Religião dominante no Haiti, vodu mistura elementos cristãos e crenças africanas

“Mais do que problemático, isso está errado”, dispara Dowoti. Ela insiste em que esses acontecimentos não representam o vodu tradicional. “O vodu enfatiza a cura, a criação de harmonia e equilíbrio no mundo. Essa gente não pratica o vodu que conheço.”

Enquanto isso, no mesmo porão do Brooklyn, os tambores continuam soando. Os participantes do ritual testemunham o casamento simbólico de um homem com um espírito do amor, chamado freda. Ele espera que esse ato lhe traga sorte e sucesso. A cerimônia vai se estender pela noite adentro. “O pessoal lá em cima nem imagina o que está rolando aqui. Isso é legal”, sorri Whitney Hunter.

COMENTÁRIO:

Depois quando são castigados pelos atos que praticam, perguntam: Porque de Deus permite tanto sofrimento? Só que a pergunta a ser feita deveria ser: Porque nós desrespeitamos tanto as leis de Deus ao ponto de Ele nos castigar?
Muitas pessoas dizem: todos os caminhos levam a Deus, no fundo elas tem um pouco de razão, todas as religiões levam a um "deus" o deus deste século "satanás".

Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo jaz no maligno. 1 João 5:19

Somente a fé em nosso Senhor Jesus Cristo leva a Deus Pai, criador do universo, por Seus sangue derramado na cruz somos feitos novas criaturas.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, Hebreus 10:20

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Mateus 7:13

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/04/haitianos-radicados-nos-eua-revivem-tradicao-do-vodu.html

Nenhum comentário: