Novo balanço foi divulgado por autoridades da cidade de Joplin.
Passagem de tornado no domingo devastou casas e um hospital.
Subiu para 116 o número de pessoas mortas pela passagem de um tornado que atingiu neste domingo (22) a cidade de Joplin, em Missouri, nos Estados Unidos, devastando casas, departamentos comerciais e um hospital, informaram autoridades da cidade em novo balanço.
O Instituto de Meteorologia norte-americano disse que o tornado que devastou a cidade de 50 mil habitantes à noite foi o mais mortal a atingir o país desde 1953.
Autoridades dos serviços de emergência disseram que 116 pessoas morreram e cerca de 400 ficaram feridas. De acordo com autoridades locais, diversas pessoas apresentavam lesões internas muito sérias.
Sete pessoas foram resgatadas, disse o governador do Missouri, Jay Nixon, em entrevista coletiva em Joplin. Equipes dos serviços de emergência fizeram buscas por sobreviventes durante a noite e na segunda-feira enquanto chovia e trovoava.
Muitos dos prédios públicos da cidade ficaram gravemente danificados, especialmente dois colégios de ensino fundamental e médio, assim como o hospital regional St. John, que ficou praticamente destruído.
Testemunhas asseguraram à imprensa que o hospital foi golpeado diretamente, não parcialmente, pelo tornado, e várias de suas alas sofreram incêndios.
Segundo as autoridades locais, os estragos provocados pelo tornado podem ser comparados à devastação sofrida pela localidade de Tuscaloosa, no Alabama, no mês passado, onde morreram 30 pessoas.
Os veículos de emergência trabalham por toda a cidade para ajudar as pessoas presas e recolhem os cidadãos feridos a fim de levá-los para os hospitais mais próximos.
O jornal local da cidade, que conta com cerca de 50 mil habitantes, "Joplin Globe", narra em seu site o aspecto desolador que o tornado deixou, com as ruas praticamente intransitáveis por causa da queda de árvores e de postes da luz.
Um caçador de tornados, Steve Polley, disse à "CNN" que a situação de Joplin era irreconhecível, e que tinha acontecido uma "completa devastação".
O tornado que se abateu sobre Joplin faz parte de uma cadeia de tempestades que atravessou neste domingo (22) alguns estados do meio oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.
Em Minneapolis, os tornados provocaram o fechamento de estradas e rodovias devido à queda de árvores e fios elétricos, além de ter provocado escapamentos de gás e destruições de casas.As autoridades advertiram que os tornados continuarão nas regiões próximas do meio oeste do país, e recomendaram à população buscar abrigo.
Cinzas de vulcão na Islândia deixam Europa sob alerta.
Grã-Bretanha afirma que voos podem ser prejudicados na terça-feira.
A Grã-Bretanha informou que alguns voos podem ser prejudicados em várias partes do país na terça-feira por conta de uma nuvem de cinzas de um vulcão islandês, mas não esperava uma repetição do caos aéreo provocada no ano passado.
O instituto de meteorologia britânico prevê que as nuvens de cinza vulcânica vão cobrir Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia e partes do norte da Inglaterra a partir das 6h locais (3h da madrugada em Brasília).
Preocupações com os efeitos das nuvens anteciparam a viagem de volta do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, da Irlanda. Agora, ele deve chegar à Inglaterra na segunda-feira à noite para uma visita de Estado.
A Autoridade de Aviação Irlandesa disse que voos procedentes e com destino à Irlanda podem ter problemas no fim da semana, mas não nas próximas 48 horas. O principal aeroporto islandês reabriu com atraso na segunda-feira, enquanto outras partes da Europa seguiam em estado de atenção.
A empresa britânica de controle do tráfego aéreo NATS disse que a erupção poderá afetar a Escócia a partir das 17h locais (14h em Brasília).
Voos cancelados
A companhia área holandesa KLM, parte da Air France-KLM, disse na segunda-feira que cancelou 16 voos procedentes ou destinados a quatro cidades britânicas e os reprogramou para terça-feira. Voos para Aberdeen, Glasgow, Edinburgh e Newcastle devem ser cancelados na terça-feira de manhã, acrescentou.
No ano passado, as cinzas de outro vulcão islandês causaram o cancelamento de 100 mil voos, deixando no solo 10 milhões de passageiros e gerando perdas estimadas em 1,7 bilhão de dólares para o setor de aviação.
Ao ser questionado se a nuvem de cinzas poderia prejudicar voos desta vez, um porta-voz para a Autoridade Britânica de Aviação Civil disse: "Isto é, aparentemente, certeza no atual momento."
A organização que controla o tráfego aéreo europeu disse que se as emissões vulcânicas continuarem no mesmo ritmo, a nuvem poderia chegar ao oeste da França e ao norte da Espanha na quinta-feira.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, deve receber Obama e outros líderes do G8 ainda nesta semana.
As autoridades apoiaram regras mais relaxadas para voar através das cinzas, depois de críticas por conta da postura classificada como rigorosa demais.
"Acredito que os reguladores estão mais sensíveis neste ano do que no ano passado", disse Michael O'Leary, principal executivo da Ryanair, em teleconferência. "Estamos cautelosamente otimistas pensando que isso não vai estragar tudo novamente neste ano."
Ainda assim, as ações das companhias aéreas caíram entre 3 a 5%.
O Grimsvotn entrou em erupção no sábado e colunas de fumaça atingiram 20 quilômetros de altura. É a erupção mais poderosa do vulcão desde 1873, e mais forte que a do vulcão que causou problemas no ano passado.
Mas os cientistas dizem que o tipo de cinza expelida por esse vulcão é mais difícil de dispersar e os ventos, até agora, têm sido mais favoráveis.
COMENTÁRIO:
É visível que as catástrofes tem aumentado significativamente nos últimos anos, basta fazer-mos uma rápida pesquisa e veremos esta realidade.
E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumaça. Atos 2:19
E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Lucas 21:25
Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. Lucas 21:28
Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. Marcos 13:31
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Hebreus 10:37
DEUS está nos avisando, está nos mostrando os "sinais dos tempos agora", não podemos deixar para depois temos de crer nEle hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário