sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A GRANDE MERETRIZ

Justiça americana indicia pela primeira vez bispo católico por relação com casos de abuso

KANSAS CITY, Missouri - A Justiça americana indiciou nesta sexta-feira o bispo Robert Finn e sua diocese em Kansas City, sob suspeita de falharem ao reportar um caso de pedofilia por parte de um padre no ano passado.

Segundo o jornal "New York Times", é a primeira vez que um bispo católico é indiciado nos Estados Unidos desde que, há 25 anos, o primeiro caso de abuso sexual cometido por padres se tornou público no país.

De acordo com a acusação, o bispo, de 58 anos, tomou conhecimento em dezembro de 2010 de que o padre Shawn Ratigan, de sua diocese, tirava fotos impróprias de meninas, mas só alertou a polícia em maio.

Segundo a promotoria, precisamente de 16 de dezembro a 11 de maio deste ano, Finn teve motivos razoáveis para suspeitar que o reverendo, da cidade de Independence, lidava com pornografia infantil.

Já havia suspeitas anteriores sobre o comportamento do padre - atualmente preso e também indiciado - e, no fim do ano passado, foram encontradas as centenas de fotos no laptop dele, incluindo "de uma vagina infantil, de saias levantadas e outras concentradas na área da virilha", diz a acusação.

- O fato de ser uma acusação menor não diminui a importância do caso - disse Jean Peters-Baker, promotor do Condado de Jackson, que explicou que o indiciamento foi retardado até agora à espera de que o o bispo voltasse do exterior. - É uma acusação importante, que até onde sei nunca foi feita antes.

O bispo disse que a diretora da Escola St. Patrick, Julie Hess, manifestou sua preocupação com a conduta inadequada do padre num memorando em maio do ano passado. Ela reclamou que Ratingan tirava fotos comprometedoras de crianças, permitia que elas sentassem em seu colo e que pegassem doces em seu bolso.

Mas Finn disse só ter lido o texto depois de Ratingan ser indiciado. Um monsenhor, que recebeu o memorando, teria orientado o padre a estabelecer limites com as crianças. Sete meses depois, um técnico de computador encontrou as fotos no laptop de Ratingan.

O bispo compareceu ao tribunal nesta sexta-feira e, assim como os advogados da diocese, se declarou inocente. Ele pode ser condenado a até um ano de prisão, e a diocese enfrenta a possibilidade de pagar uma multa.

COMENTARIO:

Esses são os líderes dos adoradores de imagens de escultura, mas mesmo assim as pessoas continuam seguindo esta igreja apóstasta.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/10/14/justica-americana-indicia-pela-primeira-vez-bispo-catolico-por-relacao-com-casos-de-abuso-925582606.asp

Nenhum comentário: