domingo, 23 de outubro de 2011

AS DORES DO PARTO SE INTENSIFICAM CADA VEZ MAIS

Terremoto de magnitude 7,6 atinge a Turquia e pode ter causado a morte de mil pessoas. (23/10/11)

HAKKARI, Turquia - Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu abalou o sudeste da Turquia neste domingo, informou o observatório turco Kandilli. O abalo causou o colapso de prédios e podendo ter matado até mil pessoas na cidade de Van, perto da fronteira com o Irã, segundo noticiado pela CNN Turk. .

- Muitos prédios foram destruídos, muitas pessoas morreram, mas nós não sabemos o número. Estamos esperando ajuda de emergência, é muito urgente. Precisamos urgentemente de tendas e equipes de resgate. Não temos ambulâncias e só temos um hospital. São muitos mortos e feridos - disse Zulfukar Arapoglu, prefeito do distrito de Ercis, que foi fortemente afetado, à NTV.

Equipes de emergência tentam socorrer pessoas que podem estar presas em um prédio da cidade de Van, de acordo com a agência de notícias Anatolian. A agência disse que 50 pessoas feridas foram levadas ao hospital, mas não deu detalhes sobre a gravidade dos ferimentos.

O observatório Kandilli disse que o terremoto aconteceu às 8h41m (horário de Brasília) e foi de cinco quilômetros de profundidade. Mais cedo, o norte-americano Geological Survey divulgara magnitude de 7,6 para o sismo.

Imagens de televisão mostraram prédios danificados, veículos amassados sob a alvenaria que caíra e moradores em pânico nas ruas.

A mídia turca disse que linhas de telefone e eletricidade foram cortadas. O primeiro-ministro Tayyip Erdogan rumava à cidade de Van para verificar os danos, segundo a mídia.

Réplicas do tremor continuavam após o terremoto inicial, cujo epicentro foi na vila de Tabanli, ao norte de Van, disse a agência.

Um repórter da Reuters, em Hakkari, cidade a 100km ao Sul da de Van, disse que sentiu o prédio tremer por cerca de 10 segundo.

Pequenos terremotos são um acontecimento quase diário na Turquia. Dois grandes terremotos em 1999 mataram mais de 20 mil pessoas no Noroeste do país. Em maio, duas pessoas morreram e 79 ficaram feridas pelo tremor que sacudiu Simav, também no noroeste.

Terremoto de 7,6 graus atinge Oceania e motiva alerta de tsunami. (21/10/11)

Washington, 21 out (EFE).- Um terremoto de magnitude 7,6 graus na escala Richter atingiu as ilhas Kermadec, pertencentes à Nova Zelândia, informou nesta sexta-feira o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o que levou o centro de tsunamis do Pacífico a emitir um alerta provisório de tsunami.

O terremoto ocorreu às 15h57 (horário de Brasília), na Oceania. O epicentro teve profundidade de 39 quilômetros e foi a 180 quilômetros ao leste de Raoul Island (do arquipélago de Kermadec) e 870 quilômetros ao sul de Nukualofa, capital de Tonga.

O centro de alertas de tsunamis do Pacífico da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) emitiu um alerta provisório de tsunami. Segundo a entidade, um eventual tsunami 'poderia ser destrutivo ao longo da costa perto do epicentro do terremoto'.

No entanto, a NOAA destaca que não há risco de tsunami em outras partes do litoral do Pacífico, embora algumas outras áreas possam sofrer pequenas elevações 'não destrutivas' do nível do mar. EFE

COMENTÁRIO:

Só não vê quem não quer, que o mundo está gemendo com as dores do parto.

Do SENHOR dos Exércitos serás visitada com trovões, e com terremotos, e grande ruído com tufão de vento, e tempestade, e labareda de fogo consumidor. Isaías 29:6

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mateus 24:7

E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos. Apocalipse 8:5

E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva. Apocalipse 11:19

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/10/23/terremoto-de-magnitude-7-6-atinge-turquia-pode-ter-causado-morte-de-mil-pessoas-925637707.asp

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/terremoto-de-76-graus-atinge-oceania-e-motiva-alerta-de-tsunami.html

Nenhum comentário: