sábado, 21 de agosto de 2010

O IRÃ NA ERA ATÔMICA!!!

Irã inaugura sua primeira usina nuclear

Construída pelos russos, Bushehr começa a receber carga de combustível atômico.
A usina de Bushehr começou a ser construída pelos alemães em 1974, mas só foi concluída pelos russos 36 anos depois.
O Irã inaugurou neste sábado (21) a usina nuclear Bushehr, sua primeira instalação do tipo, informou a agência nuclear russa Rosatom.
A unidade foi construída por engenheiros russos no porto de Bushehr, apesar das sanções internacionais que pesam sobre o programa nuclear do Irã, acusado de perseguir objetivos militares.
O chefe do programa atômico iraniano, Ali Akbar Salehi, e o chefe da Rosatom, Serguei Kirienko, assistiram à cerimônia oficial, que conta com a aprovação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Irã e Rússia garantem que Bushehr será destinada unicamente a gerar eletricidade e que suas instalações não podem ser utilizadas para fins militares.
Salehi disse que este sábado é um dia "histórico e inesquecível" para o Irã, e agradeceu à Rússia por sua cooperação na construção e transferência de tecnologia nuclear.
Apesar de todas as pressões e sanções impostas pelos países ocidentais, somos testemunhas do início dos trabalhos do maior símbolo das atividades nucleares pacíficas iranianas.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1322559-7823-PRIMEIRA+USINA+NUCLEAR+DO+IRA+ENTRA+EM+ATIVIDADE,00.html





As 82 toneladas de combustível nuclear russo foram transportadas até a câmara do reator da central, que tem 1.000 megawatts de potência.
Kirienko explicou que as barras de combustível de urânio serão carregadas no reator nas próximas semanas, e que a central começará a gerar eletricidade antes do fim deste ano, vários meses antes do previsto.
Projeto original é alemão
A companhia alemã Siemens começou as obras de Bushehr em 1974, mas teve que suspender o projeto devido à Revolução Islâmica no Irã em 1979.
Os técnicos do projeto atual aproveitaram os alicerces da planta original e os equipamentos utilizados usados pela companhia alemã.
A corporação russa AtomStroyExport retomou a construção após assinar um contrato com o Irã em fevereiro de 1998. Os atrasos, no entanto, se tornaram uma constante, principalmente por causa das suspeitas da comunidade internacional sobre a existência de um programa nuclear militar iraniano.

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/ira-inaugura-sua-primeira-usina-nuclear-20100821.html

Nenhum comentário: