quinta-feira, 3 de março de 2011

Papa Bento XVI isenta judeus de culpa por morte de Jesus

Em novo livro, Bento XVI analisa trechos polêmicos sobre tema nos Evangelhos

Bento XVI: elogios da comunidade judaica

Bento XVI: elogios da comunidade judaica (Alberto Pizzoli / AFP)

"O sangue de Jesus não clama por vingança e punição, mas traz reconciliação. Ele não foi derramado contra ninguém, mas a favor de muitos, de todos”

Para o papa Bento XVI, a ideia de que os judeus são os culpados pela morte de Jesus Cristo, tese polêmica debatida há séculos e séculos, é equivocada. A posição do pontífice, que também é um respeitadíssimo estudioso das Escrituras cristãs, é apresentada num livro que será lançado na semana que vem. Para ele, essa versão sobre a morte de Jesus provocou uma brutal perseguição contra os judeus, culminando com o Holocausto, na II Guerra Mundial.

A comunidade judaica elogiou as declarações do papa. Para a Liga Antidifamação Judaica, trata-se de um “momento histórico”, ainda que a Igreja já tenha repudiado oficialmente a ideia em 1965. "Esse é um repúdio pessoal de um conceito que sustentou teologicamente séculos de antissemitismo", disse Elan Steinberg, vice-presidente da entidade Encontro Americano dos Sobreviventes do Holocausto e Seus Descendentes, à rede britânica BBC.

Nos trechos já divulgados do livro, o papa analisa o julgamento de Jesus Cristo segundo João, que escreve que Jesus foi acusado “pelos judeus”. A esse respeito, Bento XVI questiona: “Devemos nos perguntar: quem exatamente foram os acusadores de Jesus? Ora, como poderia estar todo o povo judeu ali para condená-lo?”. Então, ele expõe que apenas um pequeno grupo de líderes do Templo de Jerusalém e seus aliados estavam presentes na ocasião.

Conforme o papa, esses são os judeus a que João se refere, e não a comunidade judaica como um todo. Com relação a outro trecho polêmico dos Evangelhos, em que o apóstolo Mateus diz “que Seu sangue esteja sobre nós e nossos descendentes”, Bento XVI responde que o sangue de Jesus “não clama por vingança e punição, mas traz reconciliação. Ele não foi derramado contra ninguém, mas a favor de muitos, de todos”.


COMENTÁRIOS:

MAS E QUEM É O PAPA PARA ISENTAR ALGUÉM? ELE AGORA QUER SER DEUS NA TERRA?

E os principais dos sacerdotes, e os escribas, andavam procurando como o matariam; porque temiam o povo. Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. E foi, e falou com os principais dos sacerdotes, e com os capitães, de como lho entregaria; Os quais se alegraram, e convieram em lhe dar dinheiro. Lucas 22; 1, 3,4 e 5.

E disse Jesus aos principais dos sacerdotes, e capitães do templo, e anciãos, que tinham ido contra ele: S aístes, como a um salteador, com espadas e varapaus? Tenho estado todos os dias convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim, mas esta é a vossa hora e o poder das trevas. Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. Lucas 22; 52,53,54

Mas toda a multidão clamou a uma, dizendo: Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás. O qual fora lançado na prisão por causa de uma sedição feita na cidade, e de um homicídio. Falou, pois, outra vez Pilatos, querendo soltar a Jesus. Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Lucas 23; 18,19,20 e 21

Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus. Mateus 27; 20

A violência que se fez a mim e à minha carne venha sobre babilônia, diga a moradora de Sião; o meu sangue caia sobre os moradores da Caldéia, diga Jerusalém. Jeremias 51; 35

E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos. Mateus 27; 25

Lendo as passagens acima de Jeremias e Mateus vemos o Senhor Jesus falando através do profeta em Jeremias 51;35, esta profecia se cumpriu exatamente, em Mateus 27; 25 e 26, assim sendo podemos identificar quem é a Babilônia, pois Jesus Cristo não morreu na Babilônia mas sim em Jerusalém.

E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado.

E os principais dos sacerdotes e todo o concílio buscavam algum testemunho contra Jesus, para o matar, e não o achavam. Porque muitos testificavam falsamente contra ele, mas os testemunhos não eram coerentes. Marcos 14; 55 e 56

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Mateus; 23; 37

E o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que necessitamos de mais testemunhas? Vós ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o consideraram culpado de morte. Marcos 14; 63 e 64

Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles,Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens,E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim. 1ª Tes 2; 14,15,16


Somente estes poucos versículos ja nos dizem quem foram os culpados pela morte de Jesus Cristo, e o papa ainda quer inocentá-los, não consigo, entender como ainda tem tanta gente que continua em sua cegueira espiritual seguindo estes enganadores.

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/papa-rejeita-tese-de-que-judeus-sao-responsaveis-pela-morte-de-jesus


Nenhum comentário: