quarta-feira, 30 de março de 2011

E SEGUE A IDOLATRIA NO MUNDO....

Poção milagrosa' gera filas de até 26 km e atrai milhares na Tanzânia

Curandeiro autor de suposta infusão com poderes de cura pediu que fiéis interrompam visitas, para impedir caos na região.

Poção Tanzânia 1 (Foto: David Wambundo / BBC)
Pessoas em fila para receber poção 'milagrosa' na Tanzânia (Foto: David Wambundo / BBC)

Um pastor da Tanzânia pediu a seus seguidores que parem de ir à remota região em que ele vive em busca de uma ''poção milagrosa''. As visitas à sua casa começaram a causar caos na região, porque atraem milhares de pessoas, e as filas se estendem por dezenas de quilômetros.

O reverendo Ambilikile "Babu" Mwasapile, de 76 anos, disse que não quer que ninguém mais compareça a suas sessões de curandeirismo até a sexta-feira, dia 1º de abril, prazo que deu para que as multidões de peregrinos diminuam.

Uma repórter da BBC contou que as filas para uma visita a Mwasapile chegam a ter 26 quilômetros de comprimento. De acordo com a mídia local, cerca de 52 pessoas morreram quando esperavam para vê-lo.

A crença na magia e nos poderes dos curandeiros tradicionais são costumeiras na Tanzânia. Alguns curandeiros afirmam, por exemplo, que partes do corpo de pessoas albinas são eficazes na produção de encantos, o que provocou o assassinato de inúmeros albinos nos últimos anos.

Proibição
Em 2009, o governo da Tanzânia proibiu a atuação de todos os magos e curandeiros tradicionais no país. Mas na segunda-feira, o primeiro-ministro do país, Mizengo Pinda, disse que não iria tomar qualquer ação para impedir as sessões de Mwasapile.

A popular poção do curandeiro da Tanzânia é feita de ervas e água, que ele vende por 500 shilings tanzanianos (o equivalente a pouco mais de R$ 0.50).


A repórter da BBC Caroline Karobia, quando visitou a região em que Mwasapile vive, disse ter encontrado cerca de seis mil pessoas aguardando para ver o pastor aposentado da Igreja Luterana Evangélica da Tanzânia.

A maior parte delas dorme ao relento ou dentro de seus carros perto da estrada que leva à casa do curandeiro, no vilarejo de Samnuge, que não conta com abrigos, água potável ou banheiros.

Assim que se espalharam os rumores sobre o poder de cura da infusão, muitas pessoas começaram a ser retiradas de hospitais por seus pareentes, que acreditam que elas têm mais chance de cura nas mãos de Mwasapile.

Muitas acabaram morrendo antes de vê-lo, enquanto outras, segundo relatos, teriam morrido após tomar a sua poção.

Poção Tanzânia 2 (Foto: David Wambundo / BBC)A popular poção de curandeiro é vendida pelo equivalente a R$ 0,50. (Foto: David Wambundo / BBC)

O ministro da Saúde da Tanzânia, Haji Hussein Mponda, disse à BBC que testes provaram que a mistura é segura para o consumo humano. Ele acrescentou que estão sendo feitos novos testes para avaliar os supostos predicados médicos da infusão.

A polícia foi reforçada na região que leva à casa do pastor, a fim de conter as grandes multidões, muitas das quais chegam a vir de outros países, como o Quênia e até outras nações mais distantes.

Mwasapile pediu por uma interrupção na visita de seus seguidores, após um encontro com autoridades locais.


COMENTÁRIO:

É impressionante o que as pessoas que não têm DEUS no coração fazem para serem curados das enfermidades e tudo mais, acreditam em besteiras em subterfúgios criados por homens ao invés de acreditarem em quem realmente tem o poder de curar qualquer doença e perdor todos os pecados, "DEUS".

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/pocao-milagrosa-gera-filas-de-ate-26-km-e-atrai-milhares-na-tanzania.html

Nenhum comentário: