sábado, 24 de julho de 2010

QUEREM SER COMO OS JUDEUS AGORA?

IURD QUER CONSTRUIR RÉPLICA DO TEMPLO DE SALOMÃO EM SÃO PAULO
Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) anunciou que irá construir na zona do Brás, leste da cidade de São Paulo, uma réplica do Templo de Salomão, segundo o padrão e medidas originais.
Com 126 metros de comprimento e 104 de largura, o templo irá ocupar um quarteirão inteiro de 28 mil metros quadrados e promete ser maior que a histórica Catedral da Sé de São Paulo, a maior igreja católica da cidade. Estas medidas superam as de um estádio de futebol convencional. O edifício terá 55 metros de altura, o equivalente a um prédio de 18 andares e terá quase 2 vezes a altura do famoso "Cristo Redentor", no Rio de Janeiro. A obra está orçamentada em 200 milhões de reais (cerca de 90 milhões de euros).
A decisão foi anunciada no blog do próprio líder desta igreja, o bispo Edir Macedo, que informou que o recinto ocupará uma área útil de 70 mil metros quadrados. Segundo a previsão, a obra ficará concluída daqui a 4 anos.
O mega templo poderá acolher até 10 mil fiéis e utilizará o espaço para 36 escolas bíblicas que albergarão cerca de mil crianças, estúdios de rádio e TV, um auditório para 500 pessoas e ainda um estacionamento para mais de 1000 carros.
O templo foi projectado para causar o menor impacto possível ao meio ambiente, indo utilizar materiais reciclados e regionais de alta tecnologia que irão fazer um uso racional da energia, possibilitando a reutilização da água e do calor.
Segundo o arquitecto e autor do projecto, Rogério Silva de Araújo, o empreendimento "é arrojado e emprega tecnologia de ponta", para que quando as pessoas entrarem no local façam uma viagem pelo tempo e se sintam como se estivessem dentro do primeiro Templo de Jerusalém construído pelo grande rei Salomão: "Começando pela fachada, passando pelo átrio e chegando à nave interior, criamos uma visão de maneira a remeter as pessoas ao passado. Para tanto, estamos nos valendo de toda tecnologia de ponta associada ao bom senso na arquitectura, de maneira a não criar este choque de épocas." - informou Araújo.
Dentro do templo, haverá ainda uma réplica da Arca da Aliança colocada sobre o altar com o objectivo de causar um efeito tridimensional e que, quando aberta, poderá ser inteiramente vista no seu interior, reflectindo-se também no baptistério da igreja, criando a sensação durante o baptismo de que a pessoa estará sendo baptizada dentro da Arca. Na parte frontal do altar serão aplicada 12 pedras representando as 12 tribos de Israel, e todo o altar será ladeado por 2 colunas diferenciadas chamadas de JOAQUIM e BOAZ (MAÇONARIA), nomes referenciados na Bíblia.
Nas palavras do próprio bispo Macedo, o local não será de ouro, mas as riquezas dos detalhes empregues em cada parte do templo serão muito parecidas com as do templo original: "Nós encomendamos o mesmo modelo de pedras de Jerusalém que foram usadas por Salomão, pois vamos revestir as paredes do templo com elas. Nós queremos que as pessoas tenham um lugar bonito para buscar a Deus e também a oportunidade de tocar nessas pedras e fazer orações nelas" - comentou o bispo durante uma reunião realizada em São Paulo. Edir Macedo acredita que as visitas ao templo não se limitarão apenas aos fiéis da IURD, mas que o mesmo se tornará num ponto turístico e cultural que irá atrair pessoas do mundo inteiro.
Comentando no seu blog pessoal acerca deste mega projecto, o bispo Macedo diz o seguinte: "Somente os espirituais têm discernimento para dimensionar a importância desse Templo para a fé cristã (A UNICA COISA QUE IMPORTA PARA A FÉ CRISTÃ É JESUS CRISTO). Não se trata de um projecto denominacional, muito menos pessoal. Mas, algo tão glorioso, do ponto de vista espiritual, que transcende a própria razão. Certamente, despertará a fé adormecida dos frios ou mornos e os arremeterá a um avivamento a nível nacional e, em seguida, mundial". - falou o bispo.
Interessante é que no cabeçalho do seu blog o bispo cita o texto de Tiago 5:8 em que "...a vinda do Senhor está próxima". Não parece estar para este mega empresário... Visão comercial e empresarial nunca lhe faltou. O bispo Macedo não se contenta com pouco: agora passou para o clube dos megalómanos...
Se a vinda do Senhor está próxima, como pessoalmente creio, 200 milhões de reais seriam mais bem empregues em esforços evangelísticos para levar vidas preciosas à salvação pela graça do que na compra de pedras vindas de Israel (8 milhões de dólares...) ou na construção de mega estruturas fabricadas por mentes megalómanas que visam a projecção e glória pessoais em detrimento da busca genuína daquilo que realmente agrada a Deus.
Nada temos pessoalmente contra este projecto grandioso, que poderá acarretar milhões à IURD, tanto mais que visa atrair turistas do mundo inteiro. Afinal, como empresário de sucesso, Edir Macedo tem o direito de promover o seu próprio negócio. O que é um contrasenso é utilizar textos e princípios bíblicos ligados à Velha Aliança para defender uma "fé" baseada na Nova Aliança. Isso não! É um abuso e provocação à essência do Evangelho de Cristo. A ordem de Cristo nada tem a ver com a construção de mega estruturas destas, nem a edificação das mesmas promoverá a verdadeira fé bíblica! Tanto quanto leio nas Escrituras Sagradas, a fé que agrada a Deus está assente na simplicidade e realidade de uma vida fundamentada na essência do que é invisível mas real, no que é materialmente inexpressivo mas riquíssimo em espiritualidade e virtuosismo.
Afinal, o mais importante investimento é o eterno, ou seja, na salvação das vidas perdidas, e não naquilo que é efémero, pois que o próprio Templo original de Jerusalém construído pelo rei Salomão ficou reduzido a escombros, com a permissão do Altíssimo, quando Ele viu que a realidade e busca visíveis no Seu povo eram completamente opostas ao Seu plano original de satisfação espiritual por aquilo que Ele é, e não pelo que Ele pode dar ou fazer.
Afinal, nas palavras do primeiro mártir cristão, "O Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens..." (Actos dos Apóstolos 7:48).
Tendo em vista a realidade actual e o ultimato missionário conferido por Cristo à Sua Igreja, lamento que este mega investimento venha acrescentar mais à glória pessoal de Edir Macedo e sua igreja do que ao Altíssimo Deus que deseja ser visto e reconhecido naqueles que O desejam e seguem, encontrando nos seus corações a verdadeira beleza, não nas pedras ou templos que Lhe possam dedicar.

Nenhum comentário: