domingo, 6 de novembro de 2011

RUMORES DE GUERRA

ONU tem novas informações sobre armas nucleares no Irã, dizem diplomatas

VIENA - Diplomatas disseram nesta sexta-feira que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), das Nações Unidas, planeja divulgar informações inéditas sobre desenvolvimento secreto de armas nucleares pelo Irã. As fontes pediram para não serem identificadas porque, segundo elas, as informações são ultrassecretas.

Eles dizem que, entre as novas informações a serem divulgadas na próxima semana, há dados de inteligência afirmando que o Irã fez modelos de computador de uma ogiva nuclear. Da mesma foram, a agência pretende mostrar imagens de satélite do que acredita ser um grande contêiner de metal usado para testes de explosivos nucleares.

A agência já havia listado atividades que, segundo ela, indicavam possíveis pesquisas nucleares secretas por parte do Irã. Mas os diplomatas dizem que o novo relatório vai revelar suspeitas que ainda não haviam sido divulgadas e ampliar alegações já conhecidas de pesquisas envolvendo armas.

Israel: ação militar está mais próxima

O presidente de Israel, Shimon Peres, disse nesta sexta-feira que a comunidade internacional está mais perto de adotar uma solução militar do que uma saída diplomática para o impasse a respeito do programa nuclear iraniano. A declaração, dada à TV israelense foi considerada uma surpresa, pois Peres é conhecido por sua postura mais diplomática e seu otimismo.

Peres disse que os líderes mundiais precisam "cumprir suas promessas" de parar o Irã "a qualquer custo". Ele afirmou haver um "grande cardápio sobre o que pode ser feito", mas não entrou em detalhes.

A entrevista do presidente foi divulgada um dia depois de se tornarem públicas informações de que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu estaria buscando apoio no gabinete para um ataque ao Irã.

Os Estados Unidos já classificam o Irã como a maior ameaça ao país no Oriente Médio, segundo um militar americano. Falando sob condição de não ter sua identidade revelada, o oficial disse durante um fórum em Washington que não acredita que o Irã queira provocar um conflito. O militar afirmou também que não era possível saber se o Estado islâmico estava decidido a produzir armas nucleares.

COMENTRÁRIO:

A Matéria acima é muito importante no sentido de que se a ONU der o aval para o ataque dos EUA/ISRAEL ao IRÃ, poderá ser o estopim para a 3ª Guerra Mundial, já que este é aliado da RUSSIA, CHINA.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/11/04/onu-tem-novas-informacoes-sobre-armas-nucleares-no-ira-dizem-diplomatas-925739875.asp

Nenhum comentário: