domingo, 13 de novembro de 2011

PREDESTINAÇÃO

COMENTÁRIO:
Outro dia desses estava conversando com uma amigo que cursa história e está estudando sobre o protestantismo, mais especificamnte sobre Calvino e a doutrina da "predestinação".

Confesso que não sei muito a respeito de Calvino e o que ele pregava, mas segundo meu amigo, Calvino dizia que as pessoas nascem predestinadas a serem ricas, serem boas, serem más, serem pobres, serem salvas contra a sua vontade etc.
Se assim o fosse não seria melhor DEUS criar robôs? Sim pois obedeceriamos a Ele como máquinas programadas, como marionetes, mas não foi assim que DEUS nos fez, Ele nos fez com o livre arbítrio, para escolher adorá-Lo, para escolher aceitá-Lo.


Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24

Ou seja, não como um fantoche nas Suas mãos, o que temos de entender é que DEUS é o "Todo Poderoso", se Ele quisesse bastaria uma ordem sua para nos prostrar-mos de joelhos a Seus pés.

Imaginemos durante a eternidade as pessoas que fossem obrigadas a adorar DEUS, murmurando pelos cantos porque aquilo lhes foi imposto.

Isso pode soar estranho, quem não iria querem adorar a DEUS? Seria maravilhoso poder ver o Senhor face a face, poder contemplar o Criador.

Mas é a mais pura verdade muitas pessoas não querem e continuam rebeldes para com o chamamento que o Espirito Santo vem nos fazendo.

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20

Notem no versículo acima que há condições e não imposições "se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta", somente "se" for aceito ele entrará em nossa casa (coração).

Ele é justo e verdadeiro e não quer falsos adoradores, não quer obrigar ninguém a se sujeitar a Sua majestade.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28

Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. João 17:24

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. João 6:39

A predestinação a que Calvino se refere tira a possibilidade do homem aceitar ou recusar a salvação, tirando-nos o livre arbítrio. E nós sabemos que é pela graça que somos salvos.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:1

Nos versículos acima vemos que é pela graça de DEUS e tudo provem Dele, mas também nos coloca uma condicionante, "crer e ser batizado", aceitar.

E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Romanos 8:30

E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:5

Em Efésios diz que DEUS nos predestinou para filhos por adoção, através de Cristo, em outras palavras, somente através do sacrifício do nosso Senhor naquela cruz, somente os que aceitam o Senhor Jesus como Salvador.

Por isso concordo plenamente com a doutrina da predestinação, como no vídeo acima, mas em relação a salvação somente, única e exclusivamente pela onisciência de DEUS.

Os teus olhos me viram, a substância ainda informe; e no teu livro foram escritos todos os meus dias; cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Salmos 139:16

O salmista divinamente inspirado escreveu que DEUS sabe tudo a nosso respeito, mesmo antes de existirmos Ele já sabe.

Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. Marcos 4:22

DEUS é Onisciente, Onipotente e Onipresente, Ele sabe tudo a respeito de todos, Ele pode tudo em relação a todos e Ele está em todos os lugares.

Esta é a predestinação que eu acredito de que a Bíblia fale.

Agora eu não posso afirmar que serei salvo, ou se o meu vizinho o será, somente DEUS sabe aqueles a quem escolheu, eu não posso dizer que meu vizinho nasceu para ser pobre ou para ser rico, DEUS o sabe.


Nenhum comentário: