terça-feira, 7 de junho de 2011

VOCÊ É PRÉ OU PÓS TRIBULACIONISTA?

"Na primavera de 1830, na cidade escocesa de Port Glasgow, Margaret recebeu uma profecia em que um grupo seleto de cristãos era arrebatado durante uma vinda secreta de Cristo. A profecia foi preservada na íntegra em uma obra entitulada Memoirs (Memórias), escrita por uma testemunha ocular dos acontecimentos, o médico e pastor escocês Robert Nolton. Na obra, Nolton atesta que essa menina de 15 anos chamada Margaret foi a primeira pessoa a dividir a vinda de Cristo em duas etapas. Edward Irving também pregou a doutrina de um retorno secreto de Cristo. É incerto qual a relação entre a teologia de John N. Darby, a profecia de Margaret MacDonald e os ensinos de Edward Irwing. O que se pode dizer é que estes três personagens entraram para a História da Igreja como os difusores simultâneos de uma nova doutrina, totalmente desconhecida antes do século XIX.

Darby visitou a América seis vezes e levou consigo a doutrina do “escapismo” (como é conhecida entre alguns, em alusão ao fato de a Igreja “escapar” da Grande Tribulação). Nos Estados Unidos, um erudito chamado Cyrus Ingerson Scofield (1843-1921) foi exposto aos ensinos de Darby. Scofield considerava Darby “o mais profundo erudito bíblico dos tempos modernos”.

Em 1909, Scofield publicou uma Bíblia com suas próprias notas marginais recheadas com o pré-tribulacionismo darbinista – o famoso clássico da literatura dispensacionalista, entitulado A Bíblia de Scofield. A Bíblia de Scofield é sem dúvida a maior responsável pela disseminação da doutrina do escapismo nos EUA e, consequentemente, nos países evangelizados por missionários americanos, entre eles o Brasil.

Ao ser indagado se cria na doutrina das duas vindas de Jesus Cristo no final dos tempos, uma secreta e outra visível, o renomado avivalista G. Campbell Morgan (1863-1945) disse:

"Enfaticamente, não! Conheço muito bem esta doutrina. Nos primeiros anos de meu ministério, cri nesta visão e a incorporei em um de meus livros. Mas, à medida que estudei mais o assunto, percebi o erro deste ensino [...]. A idéia de uma vinda de Cristo secreta e à parte é uma divagação da intepretação profética, e não dispõe de absolutamente nenhum fundamento biblico."" - http://paoevinho.org/?p=821

Quero dizer com isso que o pré foi um conceito criado após a existência de todos os apóstolos discípolus, ou qualquer pessoa que teve um marco na Bíblia. O pós é um conceito muito mais antigo, ele era a única opção, mas o diabo enganador fez isso para que os cristãos, aceitassem quais quer que fosse a marca da besta, porque "Jesus ainda não voltou". Então se cremos no conceito pós estamos propensos a aceitar que a vinda do Messias seria após todo esse conceito da Grande Tribulação, então NUNCA aceitariamos essa marca. Eu sei que pessoas apareceram e vão me mostrar o texto de Paulo: "E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura." 1Coríntios 1:10A salvação nos livra da ira de Deus. Quando falamos em “ira” relacionada à salvação espiritual, não é correto associar essa “ira” a um processo tribulacional, onde os danos sofridos pelos servos de Deus são físicos. O próprio autor do versículo em questão morreu decapitado dentro de um processo de perseguição e tribulação...

Se somos cristãos cientes da pureza e objetividade da Palavra de Yaohuh, então sabemos que aquilo que cremos, devem partir unicamente da leitura nua e crua desta palavra, sem atalhos, sem invenções ou supostas “revelações” que não estejam de acordo com a Verdade desta Palavra.

Para iniciar então, podemos analisar a palavra Tribulação, sua origem vem do grego Tribulum que era o nome de um instrumento usado para separar o joio do trigo. Sim! É isto que você acaba de ler! Então verificando o significado desta palavra, podemos ver que a tribulação será um tempo de separação entre o verdadeiro e o falso!

A Sagradas Escrituras nos deixam de forma explícita, direta e objetiva que a Vinda do nosso Yaohushua, será após um período de tribulação, mas de forma alguma queremos hereticamente datar a Vinda de Yaohushua, pois nem Ele sabe, somente o Pai. Mas devemos concordar que a Palavra nos deixa alguns textos, a fim de nos prepararmos para o porvir.

Vejamos então no livro de Daniel 7: 20: “E também a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e do outro que subiu, e diante do qual caíram três, isto é, daquele que tinha olhos, e uma boca que falava grandes coisas, e cujo parecer era mais robusto do que o dos seus companheiros.“ (este chifre é o antiCristo). 21 “Eu olhava, e eis que este chifre fazia guerra contra os santos, ( a Igreja, a resistência) e prevaleceu contra eles.” (prevaleceu contra nós? pense sobre isto e veja neste site os vídeos sobre centenas de campos de extermínio, câmaras de gás, e outros preparativos da Nova Ordem Mundial para um novo holocausto) 22 “Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino.”

Veja Apocalipse 13:5: “E foi-lhe dada uma boca (ao antiCristo/ Illuminati), para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-lhe poder para agir por quarenta e dois meses. (3 anos e meio)” 6 “E abriu a sua boca em blasfêmias contra Yaohuh, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.” 7 “E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos (Igreja, resistências contra a Nova Ordem Mundial), e vencê-los (veja bem); e deu-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.”

Precisa falar alguma coisa?

Mesmos assim, muitos pré-tribulacionistas ainda afirmam que a Igreja não passará pela tribulação por que ela foi destinada aos ímpios. (Sendo que tem crente que é mais ímpio, dos que os próprios “ímpios”). Isto é uma justificativa egoísta e farisaica sem suporte bíblico algum.

*** Veja outro texto em Apocalipse 7:13 em diante: "E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima."

Yaohushua fala sobre o fim dos tempos no Evangelho. Leia Mateus 24:29 “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.” 30 “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.” 31 “E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.”

...Vamos analisar o texto de 1ª Tessalonicenses 4:13-18 que diz: "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Yaohushua morreu e ressuscitou, assim também aos que em Yaohushua dormem, Yaohuh os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Yaohushua descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Yaohuh; e os que morreram em Yaohushua ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."

A declaração do apóstolo Paulo: "Yaohuh os tornará a trazer com ele.", está sendo interpretada por alguns de forma isolada, como a igreja sendo arrebatada antes da aniquilação do homem do pecado (anticristo); mas note o amado irmão, que Paulo incluiu-se entre os vivos, se ele estivesse vivo em tal época: "nós, os que ficarmos vivos, seremos ...". Ora, como poderia o apóstolo Paulo ter ficado para traz? Pois se ele estivesse vivo por ocasião do arrebatamento, iria ao encontro de Yaohushua, como ele mesmo disse: "arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares ...". Quem são eles no texto? Não são porventura os mortos em Yaohushua, os que dormem no Senhor?

Bem, há uma outra possibilidade de explicação para a declaração: "Yaohuh os tornará a trazer com ele.", mas teríamos que admitir que o arrebatamento e a ressurreição é somente para os mortos pós Yaohushua, que todos os servos do Senhor desde o tempo de Adão até Yaohushua não necessitam ser ressuscitados, pois ao morrerem foram diretamente para o céu. Assim, o arrebatamento e a ressurreição dos mortos em Yaohushua estariam reservados somente para a igreja e o juízo final, o que não mudaria o fato de a igreja estar aqui na terra no tempo do anticristo.

O texto em Apocalipse 20:4-6 diz: "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Yaohushua, e pela palavra de Yaohuh, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Yaohushua durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Yaohuh e de Yaohushua, e reinarão com Ele mil anos."

Praticamente todos concordam que a igreja não entrará em juízo (julgamento para a morte, e não do galardão), e que só haverá duas ressurreições: a dos salvos por Yaohushua e a do mundo, que serão julgados por suas obras, pensamentos e consciência; e que na primeira ressurreição não tem poder a segunda morte (morte espiritual e eterna no lago de fogo).

Note o amado irmão um fato no mínimo "curioso": Yaohuh não nos revelou na sua Palavra (Escrituras) o que havia antes da criação do mundo, e nem nos revelou o que acontecerá após o fim dele. De igual forma, também não nos revelou o que acontecerá no mundo durante o milênio. Pois segundo a Palavra revelada por Yaohushua, a besta e o seu falso profeta serão lançados vivos no lago de fogo eterno, e Satanás será preso e a igreja será arrebatada e estará no céu, e isto tudo às portas do milênio. Muitos, forçadamente, dizem que serão mil anos de grande tormento na terra. Mas em uma simples análise do texto de Apocalipse 20:4-10 podemos perceber claramente, que o mundo estará entregue a seus próprios pensamentos; sem o Espírito Santo para "influenciar" positivamente, e sem Satanás para influenciar negativamente. Sim, eles ainda terão a Bíblia escrita, mas não terão quem os explique como no caso do eunuco por Filipe. Poderíamos dizer que o texto de Amós 8:12 irá se cumprir: "E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a acharão." A declaração: "buscando a palavra", não significa literalmente a Palavra escrita (Bíblia), "talvez" deva ser interpretado por buscando o entendimento, como no caso do eunuco.

Já o texto de Paulo em 2ª Tessalonicenses 2:1-12, expressa tão claramente a seqüência dos acontecimentos relacionados a esse assunto que, para mim, não haveria a necessidade de outros, mas quanto mais, melhor. Vejamos:"Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Yaohushua Machiach, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Yaohushua estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Yaohuh, ou se adora; de sorte que se assentará, como Yaohuh, no templo de Yaohuh, querendo parecer Yaohuh. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Yaohuh lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade."

Eu sei muito bem que as declarações: "não vos movais facilmente do vosso entendimento" e "como se o dia de Yaohushua estivesse já perto" serão usados contra mim e todos os que crêem que a igreja aqui estará no tempo do anticristo, por muitos que não admitem essa possibilidade; e eles ainda dirão, citando as Escrituras: "Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz." (Amós 5:18). Estes, como bem me escreveu um irmão, já encontraram seu lugar e a segurança neste mundo. Quanto a isto nada poderei fazer, senão o que Yaohushua disse: "Orai pelos que vos perseguem". Mas estes textos serão usados de forma torcida, pois os mesmos nos chamam a atenção para uma ordem de ocorrências: 1º a apostasia, 2º a manifestação pública do anticristo, 3º à volta de Yaohushua. Mas baseando-se também na declaração: "E agora vós sabeis o que o detém" e "até que do meio seja tirado"os contrários insistem, por estes textos, que como o Espírito Santo será retirado da terra com a igreja, só então se manifestaria o anticristo. Mas esta interpretação não sobrevive a um exame a luz do texto em 1ª Tessalonicenses 4:13-18, pois quantas vezes Yaohushua voltará a este mundo? Que eu saiba: só mais uma vez, para buscar a sua igreja. Ora, seguindo a própria linha de raciocínio deles, se o Espírito Santo for retirado da terra, e logicamente com a igreja, e isto só poderá ocorrer quando Yaohushua vier buscá-la, então, Ele teria que voltar mais outra vez para destruir o anticristo, pois o texto diz: "o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;".Seria esta sua vinda uma terceira? Espero que os irmãos estejam conseguindo entender. Paulo não iria se contradizer entre os textos de 1º e 2º Tessalonicenses, ou teríamos que admitir que a igreja subirá com Yaohushua, que como dizem os Testemunhas de Jeová: de forma invisível, para depois voltar com Yaohushua e destruir o homem do pecado, o que é claro, entrará em contradição com a maioria dos textos conhecidos.

Vamos analisar o texto: "até que do meio seja tirado" Em outras versões: "até que seja afastado" ou "enquanto aquele que o está retendo não se afastar do caminho". Observe, que para que os textos de Paulo não venham a se contradizerem, mas sim estar em perfeita harmonia, a interpretação mais correta seria a do Espírito Santo afastar-sedo caminho do homem do pecado, para que este se manifeste livremente. Mas por que isso aconteceria? É simples. Lembra-se que Paulo disse que primeiro é necessário que venha a apostasia! Nesse tempo muitas igrejas não estarão fazendo a vontade de Yaohuh, mas sim a sua, disse Yaohushua: "Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (Lucas 18:8) "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." (Apocalipse 3:15-16) Se a igreja não precisa do Espírito Santo, Ele também fica, de uma certa forma, "impossibilitado" de agir por nós.

Como disse anteriormente: ótimo se a igreja não mais estiver aqui na terra no tempo do homem do pecado; mas os textos, para mim, são claros e contrários a esta tradição. Digo tradição pois nos foi transmitido de geração em geração, sem que verifiquemos nas Escrituras se tal sucederá como nos foi ensinado. E tenho certeza de que, dia a dia, mais e mais servos de Yaohushua se levantarão com este mesmo entendimento, para que, como já disse, toda Palavra seja confirmada. É uma questão de interpretação? Que seja! Você terá que escolher qual irá seguir. Mas lembre-se, não poderá escolher as conseqüências, pois elas já estão determinadas para cada caminho que seguimos.

Está claro?

Mas agora veja: Mateus 24:42 “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” Não sabemos a hora certa, mas a Palavra de Yaohul nos sinaliza que devemos estar preparados para a tribulação e para a Sai vinda.

Isto não é “linha teológica” construída pela religião, é a palavra de Yaohuh! E isto já basta!

Você viu bem? A Palavra fala que o antiCristo irá perseguir a Igreja e vencê-los! Você ama ao Senhor ao ponto de entregar a sua vida por amor à Ele? Sem melongas, peço para que pense nisto.

Então irmãos, devemos nos preparar para estes últimos dias, e estarmos vigilantes, sempre na busca constante da prática da fé, do amor, e das boas obras que Yaohushua nos ensina em Seu evangelho, e nas demais cartas dirigidas à Igreja.

Mateus 10:17 “E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 “por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios.” 22 “ Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.”

E depois no capítulo 16, versículo 24: “Então, disse Yaohushua a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

Então qual é o destino da sua vida? A salvação em Yaohushua através da renúncia a si mesmo? Pense.

Um comentário:

Jaime e Julio disse...

Boa noite!

-A IGREJA NÃO PASSARÁ PELA GR. TRIBULAÇÃO...
1)- Se Ela conseguir separar “antes do tempo de seu meio O JOIO; cujos frutos são manifestos: Politicagens, idolatrias, amor ao dinheiro, desamores, adultérios, orgulhos, invejas, grandes discursos e zero de caridade para com o próximo, etc... Frutos esses, que o Senhor prometeu tirar na Grande tribulação (Mat. 13:30).
“A sua prata lançarão pelas ruas, e o seu ouro, será como imundícia; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar NO DIA DO FUROR DO SENHOR…” Eze. 7:19.

-A IGREJA NÃO PASSARÁ PELA GR. TRIBULAÇÃO...
2)- Se Ela conseguir inverter o tempo da ressurreição e do arrebatamento, que será ante (nos dias da Sétima e última trombeta), dentro “DUM TEMPO DE ANGÚSTIA”; para antes desse “TEMPO”.
“E NAQUELE TEMPO, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, E HAVERÁ UM TEMPO DE ANGÚSTIA, QUAL NUNCA HOUVE (idem Mat. 24:21) desde que houve nação até AQUELE TEMPO; MAS NAQUELE TEMPO (e não antes) livrar-se-á o teu povo, todo aquele que que se achar escrito no livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”. Dan. 12:1-2.

-A IGREJA NÃO PASSARÁ PELA GR. TRIBULAÇÃO...
3)- Se Ela abdicar sua missão de “TESTEMUNHA DOS ACONTECIMENTOS DO TEMPO DO FIM” (Sal. 58:9;10 – Luc. 21:28 – Atos 1:8).
“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, MAS TU NÃO SERÁS ATINGIDO.
SOMENTE COM OS TEUS OLHOS OLHARÁS, e verás a recompensa dos ímpios”. Sal. 91:7-8.

"Quando pois VIRDES A ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê atenda". Mat. 24:15.

-A IGREJA NÃO PASSARÁ PELA GR. TRIBULAÇÃO...
4)- Se Ela conseguir apresentar base bíblica, afirmando que Jesus estará com os cristãos, só até antes, ou até a metade da Grande Tribulação; e não até a consumação dos séculos.
“…E eis que eu estou convosco todos os dias, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS. Amém”. Mat. 28:20b.

-A IGREJA NÃO PASSARÁ PELA GR. TRIBULAÇÃO...
5)- Se Prevalecer a pregação teológica dum jesus sapateiro, que fará um arrebatamento secreto e em meia-sola, antes da Grande Tribulação, para essa parte da Igreja gentia (Zambujeiro Rom. 11:24), sem antes, acontecer a conversão do remanescente israelita “OS RAMOS NATURAIS (Rom. 11:21)”, que farão parte também do Corpo de Cristo, a partir DO QUARTO PERÍODO DA GRANDE TRIBULAÇÃO – O GRANDE DIA DO SENHOR, antes da Sétima trombeta, a dos dias dos arrebatamento.

“Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que ELES (israelitas) SEM NÓS (Igreja) NÃO FOSSEM APERFEIÇOADOS”. Heb. 11:40.

Como é impossível para os Pré-tribulacionistas mudar ou anular, estas cinco verdades escatológicas, sem dúvida nenhuma A IGREJA PASSARÁ PELA GRANDE. TRIBULAÇÃO!!!

Jaime e Júlio – Curitiba Pr. Solicite os nossos 12 gráficos do Apocalipse da nova linha Pós-tribulacionista R.B. com a sequência e cronologia tribulacional. Revelação muito além das teologias Pré, Meso e Pós-tribulacionistas sistemáticos - E-mail: Jaime.ap@hotmail.com