quarta-feira, 1 de setembro de 2010

E QUANDO DISSEREM PAZ E SEGURANÇA

Na Casa Branca, Obama discursa antes de jantar que marca retomada do diálogo de paz

O presidente dos EUA, Barack Obama, fez um discurso na Casa Branca nesta quarta-feira, antes de um jantar que marca a retomada das negociações de paz diretas no Oriente Médio "após quase dois anos".

Também falaram o presidente do Egito, Hosni Mubarak, seguido pelo rei Abdullah da Jordânia, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.




Obama fala antes de jantar que marca retomada de negociações de paz na Casa Branca
Presidente Barack Obama fala antes de jantar que marca retomada de negociações de paz na Casa Branca

"Esta noite nos sentaremos os cinco em uma mesa", disse Obama, referindo-se ao jantar. "Vão se unir a nós as gerações que já passaram e as que ainda estão por vir."

E depois reiterou: "Cada um de nós aqui tem um título --primeiro-ministro, presidente, rei. Mas todos nós compartilhamos um título: nós somos pais, abençoados com filhos e filhas. Então, devemos perguntar: que tipo de mundo queremos dar a nossos filhos e netos?", perguntou Obama.

Obama deu as boas-vindas à secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e ao representante do Quarteto (EUA, ONU, União Europeia e Rússia) para o Oriente Médio, Tony Blair, que devem participar das negociações.

NEGOCIADORES

Em seu discurso, Netanyahu reiterou que seu "objetivo é alcançar a paz com os palestinos" que dure "por gerações". "Temos que aprender a viver juntos, a viver próximos um do outro, e um com o outro", afirmou.

"Vim aqui hoje para firmar um compromisso histórico", disse ainda o líder israelense. "Presidente Abbas, você é meu parceiro na paz, e cabe a nós, com a ajuda de nossos amigos, concluir o processo rumo a um novo começo."

Ele lembrou do ataque que aconteceu ontem e matou "quatro israelenses, incluindo uma mulher grávida, e outra mãe de seis filhos" e citou um atentado ocorrido poucas horas antes de seu discurso. Em seguida, afirmou que que "a paz deve estar ancorada em segurança".

"Deixamos o Líbano e ganhamos o terror. Deixamos Gaza e ganhamos o terror. Queremos garantir que isso não se transforme em um terceiro apoiador do Irã."

Abbas disse lamentar os ataques de ontem e hoje, e disse que "não queremos ver nenhuma gota de sangue derramada".

"Queremos que as pessoas vivam uma vida normal, e por um fim a um longo período de sofrimento."

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/792597-na-casa-branca-obama-discursa-antes-de-jantar-que-marca-retomada-do-dialogo-de-paz.shtml

Nenhum comentário: