quarta-feira, 30 de junho de 2010

NASA alerta para erupções solares a partir de enormes "tempestades no espaço" que causará devastação.

A Grã-Bretanha poderá enfrentar apagões generalizados e ficar sem sinais de comunicação fundamental por um longo período de tempo, depois que a terra for atingida por uma tempestade solar, avisou a NASA.













Texto da foto diz: Aprox, do tamanho a terra ( o ) <----"Aproximação do tamanho da terra" mostrando a terra como um ponto no espaço, em comparação com uma chama de uma tempestade solar.

Redes de energia nacionais poderiam superaquecer e viagens aéreas podem ser fortemente perturbadas enquanto os elementos eletrônicos, equipamentos de navegação a maioria por satélites podem parar de funcionar após que o Sol chegue ao seu máximo de energia em poucos anos.

Os cientistas da agência espacial Sênior acreditam que a Terra será atingida com níveis sem precedentes de energia magnética das chamas solares após o acordar do sol "de um sono profundo" por volta de 2013.

Em um novo alerta, a NASA disse que a tempestade iria atingir como "um raio" e pode causar conseqüências devastadoras para a saúde do mundo, os serviços de emergência e de segurança nacional se não forem tomadas precauções.

Os cientistas acreditam que isso poderia prejudicar tudo, desde "serviços de sistemas de emergência, equipamentos hospitalares, os sistemas bancários e dispositivos de controle de tráfego aéreo, aparelhos de uso "diário" itens como computadores pessoais, iPods e celulares.

Devido ao "homem ter forte dependência em dispositivos eletrônicos, que são sensíveis à energia magnética, a tempestade poderia deixar de vários bilhões de libras em danos e potencialmente devastador problemas para os governos.

"Nós sabemos que está chegando, mas não sabemos como é ruim vai ser" disse o Dr. Richard Fisher, diretor da divisão Heliofísica da NASA, em entrevista ao The Daily Telegraph.

"Isso vai perturbar os dispositivos de comunicação, como satélites e navegações de automóveis, viagens aéreas, o sistema bancário, os nossos computadores, tudo que é eletrônico. Vai causar grandes problemas para o mundo.

"Grandes áreas estarão sem energia elétrica e para reparar esse dano será mais difícil porque isso leva tempo."

O Dr. Fisher acrescentou: "Sistemas não vão funcionar. As chamas mudarão o campo magnético da Terra que é rápido e, como um relâmpago. Isso é o efeito solar."

A cada 22 anos do Sol ciclo há picos de energia magnética, enquanto aumento do número de manchas solares - ou chamas - atinge um nível máximo a cada 11 anos.

O Dr. Fisher, um cientista da NASA por 20 anos , disse que esses dois eventos que combinam para 2013 para produzir elevados níveis de radiação.

Ele disse que grandes áreas do mundo podem enfrentar ficar sem energia durante vários meses, embora tenha admitido que fosse improvável.

Um cenário mais provável é que grandes áreas, incluindo o norte da Europa e Grã-Bretanha que "frágeis" as redes de energia, ficaria sem energia elétrica e acesso a dispositivos eletrônicos por horas, possivelmente até mesmo dias.

Ele disse que os preparativos foram semelhantes aos de uma temporada de furacões, onde as autoridades sabiam que era um problema iminente, mas não sabia como seria grave.

"Eu acho que o problema é que a sociedade moderna não era tão dependente da eletrônica, telefones celulares e satélites, muito mais do que a última vez que isso ocorreu" no passado, disse ele.

"Há um grave impacto econômico deste. Nós levamos isso muito a sério.” O impacto econômico pode ser como muito grande, como um grande furacão ou tempestade. "

“A Academia Nacional de Ciências advertiu há dois anos que as redes de energia, navegação GPS, viagens aéreas, serviços financeiros e de comunicações de rádio de emergência poderiam ser todos nocauteado por intensa atividade solar”.

Ele alertou que uma forte tempestade solar poderia causar "danos econômicos vinte vezes mais do que o furacão Katrina".. Esta tempestade devastou Nova Orleans em 2005 e deixou uma conta de prejuízos estimados em mais de US $ 125 bilhões (£ 85bn).

O Dr. Fisher disse precauções podem ser tomadas, incluindo a criação de sistemas de back up para os hospitais e redes de energia e permitir o desenvolvimento do satélite "modos de seguros".

"Se você sabe que um perigo está chegando... e você tem tempo suficiente para se preparar e tomar precauções, então você pode evitar problemas", acrescentou.

Sua divisão, um departamento da Diretoria de Missões Científicas da Nasa na sede em Washington DC, que investiga a influência do Sol sobre a Terra, utiliza dezenas de satélites para estudar a ameaça.

O governo disse que estava consciente da ameaça e "planos de emergência estavam no local" para lidar com a queda fora de uma tempestade.

Link:

Link:

http://www.telegraph.co.uk/science/space/7819201/Nasa-warns-solar-flares-from-huge-space-storm-will-cause-devastation.html



Nenhum comentário: